Modelagem Matemática no Ensino de Geometria: uma situação-problema utilizando o GeoGebra

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2237-9657.2023.v12i3p123-132

Palavras-chave:

Modelagem Matemática, ensino de Geometria, GeoGebra

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar uma situação-problema de Modelagem Matemática voltada para o ensino de Geometria no GeoGebra, destacando as habilidades matemáticas desenvolvidas pelos alunos e os conceitos geométricos abordados. Além disso, o artigo busca refletir sobre a relevância e as contribuições da Modelagem Matemática e do uso do GeoGebra no ensino de Geometria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rhômulo Oliveira Menezes, Secretaria de Educação do Estado do Pará (SEDUC-PA)

Professor Classe I, Nível A, da Secretaria de Educação do Estado do Pará (Seduc/PA). Licenciado em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (Câmpus-X/Uepa). Especialista em Metodologia do Ensino de Matemática e Física pelo Centro Universitário Internacional (Uninter) (Polo Capanema/PA). Especialista em Matemática Fundamental pela Universidade Federal do Pará (Cuncast/Ufpa). Mestre em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (Ufpa, Bolsa CNPq). Doutor em Educação em Ciências e Matemáticas pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas da Universidade Federal do Pará (PPGECM/Iemci/Ufpa, Bolsa Capes entre 2017-2018), com período sanduíche em 2018 no Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PPGEduc/IE/UFRRJ). Nesse período foi Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas da TIC em Educação Matemática (Gepeticem/UFRRJ). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Modelagem Matemática da Universidade Federal do Pará (Gemm/Ufpa), desde 2011. Membro suplente do Conselho Nacional Fiscal da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (gestão jul./2019-jul./2022), e Membro titular desse mesmo conselho (gestão jul./2022-jul./2025), atuando na pesquisa de temas como Modelagem Matemática, Tecnologias Digitais voltados para o Ensino de Matemática, e Educação Online.

Referências

BASSANEZI, R. C. Temas e modelos. Campinas, SP: UFABC, 2012.

BIEMBENGUT, M. S. Modelagem na Educação Matemática e na Ciência. São Paulo: Livraria da Física, 2016.

FREJD, P.; BERGSTEN, C. Professional modellers conceptions of the notion of mathematical modeling - Ideas for education. ZDM Mathematics Education, 2018.

Downloads

Publicado

2023-11-28

Como Citar

Menezes, R. O. (2023). Modelagem Matemática no Ensino de Geometria: uma situação-problema utilizando o GeoGebra. Revista Do Instituto GeoGebra Internacional De São Paulo, 12(3), 123–132. https://doi.org/10.23925/2237-9657.2023.v12i3p123-132

Edição

Seção

Propostas para a Ação