História, semelhanças e diferenças entre a Parábola e a Catenária

um estudo com apoio do GeoGebra

Autores

  • Renata Teófilo de Sousa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará - IFCE https://orcid.org/0000-0001-5507-2691
  • Francisco Régis Vieira Alves Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará https://orcid.org/0000-0003-3710-1561
  • Lucas Cunha Bastos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.23925/2237-9657.2023.v12i3p080-098

Palavras-chave:

Geometria Analítica, Cálculo Diferencial, GeoGebra

Resumo

O estudo da parábola em livros didáticos é algo comum, diferente da curva catenária, embora ambas tenham certas semelhanças. A catenária, por exemplo, foi objeto de grandes discussões dentro da História da Matemática e da evolução do Cálculo Diferencial, mas a discussão sobre ela ainda é limitada. O objetivo deste trabalho é realizar um estudo dessas curvas, apresentando suas semelhanças e diferenças com a contribuição do software GeoGebra. A metodologia usada neste estudo é a pesquisa qualitativa básica. Os resultados mostram a comparação destas curvas no GeoGebra e até que ponto existe similaridade entre elas

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Biografia do Autor

Renata Teófilo de Sousa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará - IFCE

Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE campus Fortaleza. Especialista em Ensino de Matemática (UVA), Qualificação em Ensino de Matemática no Estado do Ceará (UFC), Didática e Metodologias Ativas na aprendizagem e MBA em Gestão Escolar (UniAmérica). Professora da Secretaria de Educação Básica do Estado do Ceará – EEEP Professora Lysia Pimentel Gomes Sampaio Sales.

Francisco Régis Vieira Alves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará, Bolsista de produtividade do CNPQ – PQ2. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática do IFCE, Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal do Ceará. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Educação profissional tecnológica. Professor titular do IFCE – departamento de Matemática e Física. Coordenador acadêmico do Doutorado em rede RENOEN, polo IFCE. Líder do Grupo de Pesquisa CNPQ Ensino de Ciências e Matemática.

Lucas Cunha Bastos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Professor da Secretaria de Educação Básica do Ceará. Graduação em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará e Mestrado em Educação Matemática pela Universidade Anhanguera. Doutorando em 
Ensino, com ênfase em Ensino de Matemática pelo Programa de Pós-graduação Rede Nordeste de Ensino (RENOEN), vinculado ao polo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Brasil.

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Publicado

2023-11-28

Como Citar

Sousa, R. T. de, Alves, F. R. V. ., & Bastos, L. C. (2023). História, semelhanças e diferenças entre a Parábola e a Catenária: um estudo com apoio do GeoGebra. Revista Do Instituto GeoGebra Internacional De São Paulo, 12(3), 080–098. https://doi.org/10.23925/2237-9657.2023.v12i3p080-098