Interação Colaborativa e Ampliação de Horizontes Culturais como pressupostos formativos para um Curso de GeoGebra

Autores

  • Guilherme Francisco Ferreira Universidade Estadual do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.23925/2237-9657.2023.v12i2p089-109

Palavras-chave:

Interação Colaborativa, Agenciamentos Sociotécnicos, Modelo dos Campos Semânticos, Ampliação de horizontes culturais

Resumo

Este artigo apresenta e analisa uma experiência formativa ocorrida em uma das edições de um curso de GeoGebra online. A situação em questão é relevante por permitir exemplificar e enfatizar a proposta de formação idealizada pela equipe formadora ao colocar em movimento os pressupostos teóricos adotados para o curso. Para isso, apresentamos brevemente o curso de GeoGebra, depois indicamos noções do Modelo dos Campos Semânticos que orientam as escolhas da equipe formadora e as análises da situação destacada. Nos resultados, apontamos a importância da interação colaborativa para a efetivação das aprendizagens idealizadas para o curso. Também destacamos as diferentes enunciações para um mesmo objeto em discussão, o teorema de Pitágoras, e a inseparabilidade entre conhecimentos matemáticos e tecnológicos sobre o GeoGebra nas enunciações dos cursistas. Por fim, reforçamos a necessidade de analisarmos situações como a apresentada neste estudo desde uma perspectiva apartada do determinismo tecnológico, apontando a noção de agenciamentos sociotécnicos como possibilidade teórica de análise.

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Publicado

2023-09-28

Como Citar

Ferreira, G. F. (2023). Interação Colaborativa e Ampliação de Horizontes Culturais como pressupostos formativos para um Curso de GeoGebra. Revista Do Instituto GeoGebra Internacional De São Paulo, 12(2), 089–109. https://doi.org/10.23925/2237-9657.2023.v12i2p089-109