Interação Colaborativa e Ampliação de Horizontes Culturais como pressupostos formativos para um Curso de GeoGebra
DOI:
https://doi.org/10.23925/2237-9657.2023.v12i2p089-109Palavras-chave:
Interação Colaborativa, Agenciamentos Sociotécnicos, Modelo dos Campos Semânticos, Ampliação de horizontes culturaisResumo
Este artigo apresenta e analisa uma experiência formativa ocorrida em uma das edições de um curso de GeoGebra online. A situação em questão é relevante por permitir exemplificar e enfatizar a proposta de formação idealizada pela equipe formadora ao colocar em movimento os pressupostos teóricos adotados para o curso. Para isso, apresentamos brevemente o curso de GeoGebra, depois indicamos noções do Modelo dos Campos Semânticos que orientam as escolhas da equipe formadora e as análises da situação destacada. Nos resultados, apontamos a importância da interação colaborativa para a efetivação das aprendizagens idealizadas para o curso. Também destacamos as diferentes enunciações para um mesmo objeto em discussão, o teorema de Pitágoras, e a inseparabilidade entre conhecimentos matemáticos e tecnológicos sobre o GeoGebra nas enunciações dos cursistas. Por fim, reforçamos a necessidade de analisarmos situações como a apresentada neste estudo desde uma perspectiva apartada do determinismo tecnológico, apontando a noção de agenciamentos sociotécnicos como possibilidade teórica de análise.
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