Inovação da prática pedagógica suportada pelo GeoGebra em contexto da Educação STEAM e melhoria do ensino e aprendizagem de Química

Autores

  • Aldovanda Estrela Bata Vidade Universidade Pedagógica de Maputo
  • Alcinda António Marcelino Mafuiana Universidade Pedagógica de Maputo

DOI:

https://doi.org/10.23925/2237-9657.2024.v13i1p007-033

Palavras-chave:

GeoGebra e Educação STEAM;, Inovação Pedagógica e Tecnológica; Ensino e Aprendizagem em Química.

Resumo

O presente estudo é parte de uma investigação realizada na Universidade Pedagógica de Maputo, Faculdade de Ciências Naturais e Matemática. A investigação de natureza qualitativa e quantitativa tem como objetivo verificar se a utilização do GeoGebra e suas plataformas contribui para a melhoria da aprendizagem dos conteúdos de Química e o desenvolvimento de uma concepção segura e plena perante o uso de tecnologias educativas. Este consistiu na implementação de experiências numa turma do 2o ano do Curso de Licenciatura em Ensino de Química, composta por 26 estudantes. Como instrumentos de investigação foram aplicados questionários e foram desenvolvidas produções dos estudantes no GeoGebra e nas fichas de trabalho. Os resultados mostram que o uso do GeoGebra permite o desenvolvimento de uma concepção mais global em relação ao uso de tecnologias educativas e uma aprendizagem mais significativa dos conteúdos da Química.

 

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Publicado

2024-03-31

Como Citar

Vidade, A. E. B., & Mafuiana, A. A. M. (2024). Inovação da prática pedagógica suportada pelo GeoGebra em contexto da Educação STEAM e melhoria do ensino e aprendizagem de Química. Revista Do Instituto GeoGebra Internacional De São Paulo, 13(1), 07–33. https://doi.org/10.23925/2237-9657.2024.v13i1p007-033