Inovação da prática pedagógica suportada pelo GeoGebra em contexto da Educação STEAM e melhoria do ensino e aprendizagem de Química
DOI:
https://doi.org/10.23925/2237-9657.2024.v13i1p007-033Palabras clave:
GeoGebra e Educação STEAM;, Inovação Pedagógica e Tecnológica; Ensino e Aprendizagem em Química.Resumen
O presente estudo é parte de uma investigação realizada na Universidade Pedagógica de Maputo, Faculdade de Ciências Naturais e Matemática. A investigação de natureza qualitativa e quantitativa tem como objetivo verificar se a utilização do GeoGebra e suas plataformas contribui para a melhoria da aprendizagem dos conteúdos de Química e o desenvolvimento de uma concepção segura e plena perante o uso de tecnologias educativas. Este consistiu na implementação de experiências numa turma do 2o ano do Curso de Licenciatura em Ensino de Química, composta por 26 estudantes. Como instrumentos de investigação foram aplicados questionários e foram desenvolvidas produções dos estudantes no GeoGebra e nas fichas de trabalho. Os resultados mostram que o uso do GeoGebra permite o desenvolvimento de uma concepção mais global em relação ao uso de tecnologias educativas e uma aprendizagem mais significativa dos conteúdos da Química.
Descargas
Métricas
Citas
BRITO, G.A.; SILVA, M. Tecnologias de Informação e Comunicação no ensino da Química: uma análise. Research, Society and Development, v. 11, n. 12, 2022. ISSN 2525-3409 | DOI: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i12.34690.
CONTE, E.; MARTINI R. M. F. As tecnologias na Educação. Uma questão somente técnica? Educação & Realidade, v. 40, n. 4, p. 1191-1207, 2015. http://dx.doi.org/10.1590/2175-623646599
DELAMUTA, B. H; ASSAI, N. D.; SANCHEZ Jr, S. L. O ensino de Química e as TDIC: uma revisão sistemática de literatura e uma proposta de webquest para o ensino de Ligações Químicas. Research. Society and Development. v. 9, n. 9, 2020, ISSN 2525-3409, DOI: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i9.6839.
DO CARMO, R. O GeoGebra no ensino de Física: propostas de aplicação para o Ensino do Movimento Harmónico simples. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2017.
DOS SANTOS, J. M.; SILVEIRA, A. LAVICZA, Z. Abordagem STEAM e GeoGebra - Aprendizagem e ensino das Ciências na formação de professores de Cabo Verde. Sensos-e, v. 9, n. 2, 2022, DOI 10.34630.
FERREIRA, M. P.; SUZUKI, R. M.; BONAFE, E, G.; MATSUSHITA, M.; ROBERTO, S. B. Ferramentas Tecnológicas Disponíveis Gratuitamente para Uso no Ensino de Química: Uma Revisão Bibliográfica. Revista Virtual Química, v.1, n.13, 2019.
FERREIRA, T. A.; MAGALHÃES, M. A.; OLIVEIRA, C. A.Concepções de professores de ensino médio sobre o uso didático-pedagógico de aplicativos educacionais digitais para o processo de ensino e aprendizagem de química e suas limitações. Research, Society and Development, v. 9, n.12, 2020, ISSN 2525-3409, DOI: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i12.11156.
LIMA, J. M.; SIPLE, I. Z. GeoGebra grupos e objetos de aprendizagem: um recurso para exploração do raciocínio covariacional em tempos de aulas não presenciais. Boletim online de Educação Matemática. v. 9, n. 18, p. 253-273, 2021.
LOPES, D.E.; ALMEIDA, R. O. Percepções sobre limites e possibilidades para adopção da interdisciplinaridade na formação de professores de ciências. Investigações em ensino de ciências, v. 24, n.2, p. 137-162. 2019. DOI:10.22600/1518-8795.ienci2019v24n2p137.
MEC/INDE; Plano Curricular do Ensino Secundário Geral (PCESG). Documento Orientador. Objetivos, Política, Estrutura, Plano de estudos, Estratégias de Implementação. Maputo, 2007.
MESQUITA, J. M.; MESQUITA, L. S. F. BARROSO, M. C. Softwares educativos aplicados no Ensino de Química: Recursos didáticos potencializadores no processo de aprendizagem. Research, Society and Development, v. 10, n. 11, 2021, ISSN 2525-3409 | DOI: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i11.15278.
[MEPT] MOÇAMBIQUE. Avaliação das competências dos professores uso das Tecnologias de Informação e Comunicação. Movimento Educação para Todos, 2022.
MINEDH. Moçambique. Plano Estratégico da Educação (PEE), 2020-2029. MINEDH. Maputo. 2020.
MOURA J. H.; ROSA, M. I.; MASSENA, E. P. Práticas interdisciplinares na formação inicial de professores de ciências da natureza: contextos distintos, indagações similares. Revista ENSAIO • Pesquisa em Educação em Ciências, v. 23, e22587. DOI| http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172021230107.
NEVES, M. A.; SILVA, J. N. Matemática 11ª classe. Maputo, Plural editores Moçambique, 2020.
OLIVEIRA, L. M. S. R.; MOREIRA, M. B. Da Disciplinaridade para a Interdisciplinaridade: Um Caminho a ser Percorrido pela Academia. REVASF, v.7, n.12, p. 06-20, 2017.
ORTIZ, J. O.; PESSOA W. D.; DORNELES, A. M. Uso de recursos digitais 3D no ensino de química: as potencialidades do GeoGebra. RELACult – Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade, v. 04, ed. Especial, 2018.
PESSURO, G. P. Política educacional em Moçambique diante das Tecnologias de Informação e Comunicação. Revista IMPA, v.3, n.1, 2022.
PIMENTEL, Z. S. Sobre a importância da matemática aplicada: análise de conteúdos programáticos nos planos de ensino dos cursos de licenciatura em Ciências da natureza, Biologia e Química. Dissertação (Mestrado em Ciências Química, da Vida e Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre. 2015.
PIVA, G. M.; DOS SANTOS C.M.; KOHORI, R. K; GIBIN, G.B.O. Uso do smartphone no desenvolvimento de modelos mentais dos alunos no ensino de Química: aplicativos de simulação virtual e realidade aumentada. Rencima, Revista de Ensino de Ciências e Matemática. v. 12, n.1, p.1-24, 2021, https://doi.org/10.26843/rencima.
SALIMO, G.; GOUVEIA, L. B. Contributos para o ensino superior em Moçambique: os desafios da era digital.
SANTANA, J. E. Matemática aplicada à Química. Dissertação. (Dissertação em Matemática em rede nacional). Universidade Federal do Ceará. 2016.
SILVA, K. A.; ALMEIDA, L.M. A percepção da Matemática em livros didáticos de Química. Revista Ensaio. Pesquisa em Educação em Ciências. V. 2. 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172019210123.
SILVEIRA A. P. R. O GeoGebra na formação e aprendizagem de Transformações Geométricas Isométricas no plano euclidiano. Tese (Doutorado em Multimédia em Educação) - Universidade de Aveiro. Aveiro, 2015.
SIMBINE, F.; ZAVALA, A.; AXT, M. Análise da integração da literacia digital no ensino secundário em Moçambique. RELVA, Juara, v. 4, n. 2, p. 89-102, 2017.
TIMBANE, S. A.; AXT, M., ALVES. O celular na escola: Vilão ou aliado! Nuevas Ideas en Informática Educativa TISE. 2015.
UNESCO. Moçambique. Revisão de Políticas educacionais-Moçambique. UNESCO. Maputo. 2019.
VIEIRA, H.V. P.;TAMIASSO-MARTINHON, P.; SIMÕES, A. L.; ROCHA A. S.; SOUSA, C. Perspectivas de uso de aplicativos de celular como ferramenta pedagógica para o ensino de Química.
REDEQUIM, Revista debates em ensino de Química.
XAVIER, A. R.; FIALHO, L. M. F.; LIMA, V. F. (2019). Tecnologias digitais e o ensino de Química: o uso de softwares livres como ferramentas metodológicas. Foro de Educación, v. 17, n. 27, p. 289-308, 2019. doi: http://dx.doi.org/10.14516/fde.617.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo. ISSN 2237-9657
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
No se cobrarán tasas de envío, procesamiento y publicación de los trabajos enviados a la revista, ni el registro del DOI en la Crossref.
Los autores mantienen sus derechos de autor y conceden a la revista el derecho a la primera publicación del trabajo, simultáneamente licenciada bajo una licencia Creative Commons - Atribución 4.0 Licencia Internacional CC BY, que permite que otros compartan el trabajo con un reconocimiento de la autoría del mismo y publicación inicial en esta revista.
La revista GeoGebra incentiva a que sus autores registren sus trabajos en sistemas orientados a la gestión de información y comunicación de investigadores, tales como Academia.edu, Mendeley, ResearchGate etc.