O GeoGebra como ferramenta de apoio para aprendizagem significativa da Transformação linear de funções trigonométricas
DOI:
https://doi.org/10.23925/2237-9657.2024.v13i1p034-054Palavras-chave:
Aprendizagem significativa; translações trigonométricas; GeoGebra e Educação STEAMResumo
No contexto atual, com o avanço tecnológico, é fundamental que o professor não se limite apenas a uma mera estruturação de conteúdos, seguindo sequência lógica dos programas de ensino preconizados para cada classe. Esta pesquisa, inserida no projeto “Geogebra & STEAM: implicações para melhoria da Educação Matemática em Países de Língua Oficial Portuguesa” é de natureza qualitativa e enquadra-se no âmbito de uma experiência em sala de aulas cujo objetivo geral é auxiliar os alunos a compreender a estruturação conceitual das translações das funções trigonométricas aplicadas no quotidiano e seus comportamentos singulares. Ao trazer uma abordagem tecnológica, como é o uso do Software GeoGebra, para o ensino das Funções Trigonométricas, em especial das translações lineares, pôde-se perceber que a proposta foi de grande importância, pois despertou-se nos alunos possibilidades de estudos que facilitaram o processo de ensino e aprendizagem. Através da observação das emoções, todos estavam muito interessados e participativos, dialogando sempre e discutindo entre eles todas as actividades solicitadas, demonstrando curiosidade e entusiamo.
Palavras-Chave: Aprendizagem significativa; translações trigonométricas; GeoGebra e Educação STEAM
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