O GeoGebra como ferramenta de apoio para aprendizagem significativa da Transformação linear de funções trigonométricas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2237-9657.2024.v13i1p034-054

Palavras-chave:

Aprendizagem significativa; translações trigonométricas; GeoGebra e Educação STEAM

Resumo

No contexto atual, com o avanço tecnológico, é fundamental que o professor não se limite apenas a uma mera estruturação de conteúdos, seguindo sequência lógica dos programas de ensino preconizados para cada classe. Esta pesquisa, inserida no projeto “Geogebra & STEAM: implicações para melhoria da Educação Matemática em Países de Língua Oficial Portuguesa” é de natureza qualitativa e enquadra-se no âmbito de uma experiência em sala de aulas cujo objetivo geral é auxiliar os alunos a compreender a estruturação conceitual das translações das funções trigonométricas aplicadas no quotidiano e seus comportamentos singulares. Ao trazer uma abordagem tecnológica, como é o uso do Software GeoGebra, para o ensino das Funções Trigonométricas, em especial das translações lineares, pôde-se perceber que a proposta foi de grande importância, pois despertou-se nos alunos possibilidades de estudos que facilitaram o processo de ensino e aprendizagem. Através da observação das emoções, todos estavam muito interessados e participativos, dialogando sempre e discutindo entre eles todas as actividades solicitadas, demonstrando curiosidade e entusiamo.

Palavras-Chave: Aprendizagem significativa; translações trigonométricas; GeoGebra e Educação STEAM

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Referências

ANTONIASSI, Kleber Rodrigo. Ensino através de situações-problema. São Carlos, 2013.

CANAVARRO, A. P. Ensino exploratório da Matemática: Práticas e desafios. Em Educação e Matemática,. Associação de Professores de Matemática, 2021.

COVEY, Stephen. “Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes: Put First Things First .” (1989).

D’AMBROSIO, U. Matemática e sociedade ou sociedade e matemática? A difícil questão da primazia. Conferência de Abertura. Recife: SBEM: Anais do VII ENEM, 2004.

FONSECA, BRUNHEIRA, PONTE, As actividades de Investigação, o professor e a aula de Matemática. Ed. 91-101. APM: Actas do ProfMat 99, 1999.

MARCONI, Marina de Andrade e EVA Maria Lakatos. Técnicas de Pesquisa. Vol. 5. São Paulo: Atlas, 2002.

NCTM. National Council Teachers of Mathematics. 2008. <https://www.nctm.org>.

OLDKNOW, ADRIAN e CAROL KNIGHTS. Mathematics Education with Digital Technology (Education and Digital Technology. Bloomsbury Academic: Edição Reprint, 2011.

PAULOS, J. A. Mas aliá de los números: meditaciones de un matemático. 1993.

Fernandes Pereira, Ângela E., & Correia Vaz, H. V., O GeoGebra no Estudo de Funções Trigonométricas a partir da Análise Gráfica. Revista do Instituto de Geogebra Internacional De São Paulo, 2022, 11(2), 119-137. https://doi.org/10.23925/2237-9657.2022.v11i2p119-137

PÓLYA, George. Como resolver problemas: Um aspecto novo do método matemático. Lisboa: Gradiva (publicado originalmente em inglês em 1945). 2003.

PONTE, J. P. Investigar a nossa própria prática. Reflectir e investigar sobre a prática profissional. APM., 2002.

PONTE, J. P., et al. Didáctica da Matemática. Lisboa: DES do ME, 1997.

ROSÁRIO, P. e Almeida, L. “As estratégias de aprendizagem nas diferentes abordagens ao estudo: uma investigação com alunos do Ensino Secundário.” Portuguesa de Psicoloxia e Educación, 1999: 273-280.

ROSÁRIO, P. Estudar o estudar – (Des)venturas do Testas. Porto: Porto Editora, 2004.

ROSÁRIO, P. Variáveis Cognitivo-motivacionais na Aprendizagem: As “Abordagens ao Estudo “em alunos do Ensino Secundário” (Tese de Doutoramento não publicada). Braga: Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho, 1999a.

SANTOS, J. S. e A. I. R. Homa. Tecnologia Digital para o Ensino da Trigonometria: Uma Proposta Desenvolvida como Oficinas para professores licenciados em matemática. ISSN 2316-7785, 2018.

Downloads

Publicado

2024-03-31

Como Citar

Salmina, F., Lijanga Francisco, L. C., & Issufo, D. S. (2024). O GeoGebra como ferramenta de apoio para aprendizagem significativa da Transformação linear de funções trigonométricas. Revista Do Instituto GeoGebra Internacional De São Paulo, 13(1), 34–54. https://doi.org/10.23925/2237-9657.2024.v13i1p034-054