O GeoGebra como ferramenta de apoio para aprendizagem significativa da Transformação linear de funções trigonométricas
DOI:
https://doi.org/10.23925/2237-9657.2024.v13i1p034-054Palabras clave:
Aprendizagem significativa; translações trigonométricas; GeoGebra e Educação STEAMResumen
No contexto atual, com o avanço tecnológico, é fundamental que o professor não se limite apenas a uma mera estruturação de conteúdos, seguindo sequência lógica dos programas de ensino preconizados para cada classe. Esta pesquisa, inserida no projeto “Geogebra & STEAM: implicações para melhoria da Educação Matemática em Países de Língua Oficial Portuguesa” é de natureza qualitativa e enquadra-se no âmbito de uma experiência em sala de aulas cujo objetivo geral é auxiliar os alunos a compreender a estruturação conceitual das translações das funções trigonométricas aplicadas no quotidiano e seus comportamentos singulares. Ao trazer uma abordagem tecnológica, como é o uso do Software GeoGebra, para o ensino das Funções Trigonométricas, em especial das translações lineares, pôde-se perceber que a proposta foi de grande importância, pois despertou-se nos alunos possibilidades de estudos que facilitaram o processo de ensino e aprendizagem. Através da observação das emoções, todos estavam muito interessados e participativos, dialogando sempre e discutindo entre eles todas as actividades solicitadas, demonstrando curiosidade e entusiamo.
Palavras-Chave: Aprendizagem significativa; translações trigonométricas; GeoGebra e Educação STEAM
Descargas
Métricas
Citas
ANTONIASSI, Kleber Rodrigo. Ensino através de situações-problema. São Carlos, 2013.
CANAVARRO, A. P. Ensino exploratório da Matemática: Práticas e desafios. Em Educação e Matemática,. Associação de Professores de Matemática, 2021.
COVEY, Stephen. “Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes: Put First Things First .” (1989).
D’AMBROSIO, U. Matemática e sociedade ou sociedade e matemática? A difícil questão da primazia. Conferência de Abertura. Recife: SBEM: Anais do VII ENEM, 2004.
FONSECA, BRUNHEIRA, PONTE, As actividades de Investigação, o professor e a aula de Matemática. Ed. 91-101. APM: Actas do ProfMat 99, 1999.
MARCONI, Marina de Andrade e EVA Maria Lakatos. Técnicas de Pesquisa. Vol. 5. São Paulo: Atlas, 2002.
NCTM. National Council Teachers of Mathematics. 2008. <https://www.nctm.org>.
OLDKNOW, ADRIAN e CAROL KNIGHTS. Mathematics Education with Digital Technology (Education and Digital Technology. Bloomsbury Academic: Edição Reprint, 2011.
PAULOS, J. A. Mas aliá de los números: meditaciones de un matemático. 1993.
Fernandes Pereira, Ângela E., & Correia Vaz, H. V., O GeoGebra no Estudo de Funções Trigonométricas a partir da Análise Gráfica. Revista do Instituto de Geogebra Internacional De São Paulo, 2022, 11(2), 119-137. https://doi.org/10.23925/2237-9657.2022.v11i2p119-137
PÓLYA, George. Como resolver problemas: Um aspecto novo do método matemático. Lisboa: Gradiva (publicado originalmente em inglês em 1945). 2003.
PONTE, J. P. Investigar a nossa própria prática. Reflectir e investigar sobre a prática profissional. APM., 2002.
PONTE, J. P., et al. Didáctica da Matemática. Lisboa: DES do ME, 1997.
ROSÁRIO, P. e Almeida, L. “As estratégias de aprendizagem nas diferentes abordagens ao estudo: uma investigação com alunos do Ensino Secundário.” Portuguesa de Psicoloxia e Educación, 1999: 273-280.
ROSÁRIO, P. Estudar o estudar – (Des)venturas do Testas. Porto: Porto Editora, 2004.
ROSÁRIO, P. Variáveis Cognitivo-motivacionais na Aprendizagem: As “Abordagens ao Estudo “em alunos do Ensino Secundário” (Tese de Doutoramento não publicada). Braga: Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho, 1999a.
SANTOS, J. S. e A. I. R. Homa. Tecnologia Digital para o Ensino da Trigonometria: Uma Proposta Desenvolvida como Oficinas para professores licenciados em matemática. ISSN 2316-7785, 2018.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo. ISSN 2237-9657
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
No se cobrarán tasas de envío, procesamiento y publicación de los trabajos enviados a la revista, ni el registro del DOI en la Crossref.
Los autores mantienen sus derechos de autor y conceden a la revista el derecho a la primera publicación del trabajo, simultáneamente licenciada bajo una licencia Creative Commons - Atribución 4.0 Licencia Internacional CC BY, que permite que otros compartan el trabajo con un reconocimiento de la autoría del mismo y publicación inicial en esta revista.
La revista GeoGebra incentiva a que sus autores registren sus trabajos en sistemas orientados a la gestión de información y comunicación de investigadores, tales como Academia.edu, Mendeley, ResearchGate etc.