O uso de GeoGebra & Educação STEAM como estratégia para uma aprendizagem significativa das Transformações de Funções Trigonométricas

Autores

  • Bensone Jose Matusse Escola Secundária da Munhuana
  • Manuel Carlos Nhumaio Escola Secundária da Munhuana

DOI:

https://doi.org/10.23925/2237-9657.2024.v13i1p161-195

Palavras-chave:

GeoGebra e Educação STEAM, Transformações de Funções Trigonométricas, Aprendizagem Significativa

Resumo

Na sequência da nossa participação na Oficina de Formação “GeoGebra & STEAM” no âmbito do projecto de investigação do pós-doutoramento subordinada ao título “GeoGebra e STEAM implicações para a Educação Matemática e das Ciências Naturais em Moçambique”. O presente trabalho resulta de uma experiência realizada na 12a classe da turma B1-1, na Escola Secundária da Munhuana, para a abordagem das Transformações de Funções Trigonométricas suportadas pelo GeoGebra no contexto da Educação STEAM. O estudo de caso, essencialmente qualitativo, de carácter exploratório e interpretativo, tem como finalidade promover a aprendizagem significativa desses conteúdos, numa perspetiva interdisciplinar do ensino. Os resultados apontam que o uso do GeoGebra possibilitou uma aprendizagem significativa dos conteúdos abordados. Assim, neste artigo, pretende-se trazer os resultados de implementação desta experiência e promover uma reflexão sobre as implicações do uso do GeoGebra no contexto da Educação STEAM em Moçambique.

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Publicado

2024-03-31

Como Citar

Jose Matusse, B., & Nhumaio, M. C. . (2024). O uso de GeoGebra & Educação STEAM como estratégia para uma aprendizagem significativa das Transformações de Funções Trigonométricas. Revista Do Instituto GeoGebra Internacional De São Paulo, 13(1), 161–195. https://doi.org/10.23925/2237-9657.2024.v13i1p161-195