O uso de GeoGebra & Educação STEAM como estratégia para uma aprendizagem significativa das Transformações de Funções Trigonométricas
DOI:
https://doi.org/10.23925/2237-9657.2024.v13i1p161-195Palavras-chave:
GeoGebra e Educação STEAM, Transformações de Funções Trigonométricas, Aprendizagem SignificativaResumo
Na sequência da nossa participação na Oficina de Formação “GeoGebra & STEAM” no âmbito do projecto de investigação do pós-doutoramento subordinada ao título “GeoGebra e STEAM implicações para a Educação Matemática e das Ciências Naturais em Moçambique”. O presente trabalho resulta de uma experiência realizada na 12a classe da turma B1-1, na Escola Secundária da Munhuana, para a abordagem das Transformações de Funções Trigonométricas suportadas pelo GeoGebra no contexto da Educação STEAM. O estudo de caso, essencialmente qualitativo, de carácter exploratório e interpretativo, tem como finalidade promover a aprendizagem significativa desses conteúdos, numa perspetiva interdisciplinar do ensino. Os resultados apontam que o uso do GeoGebra possibilitou uma aprendizagem significativa dos conteúdos abordados. Assim, neste artigo, pretende-se trazer os resultados de implementação desta experiência e promover uma reflexão sobre as implicações do uso do GeoGebra no contexto da Educação STEAM em Moçambique.
Downloads
Metrics
Referências
BILA, V.L & RODRIGUES, A. Módulo de Psicologia de Desenvolvimento e de Aprendizagem – Ensino à Distância. Universidade Pedagógica.
CANAVARRO, A. P. (2011). Ensino exploratório da Matemática: Práticas e desafios. Educação e Matemática (115), 11-17.
DOS SANTOS, J. D. S., & SILVEIRA, A. Abordagem STEAM e GeoGebra - Aprendizagem e ensino das Ciências na formação de professores de Cabo Verde, 2021. Disponível em https://parc.ipp.pt/index.php/sensos/article/download/4302/2560.
GARCIA, S.F. GeoGebra e o ensino de funções trigonométricas: percepções dos estudantes do Ensino Médio. Porto Alegre, 2021 Disponível em https://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/10594/2/Disserta%C3%A7%C3%A3o _FernandaDosSantosGarcia_Homologacao.pdf
GERHARDT, E.T & SILVEIRA, T.D. Métodos de pesquisa. 1ª edição. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2009. Disponível em https://www.ufrgs.br/cursopgdr/downloadsSerie/derad005.pdf.
GOULART, M. Psicologia de Aprendizagem I Belo Horizonte, 2010.
JESUS, D. O uso do software GeoGebra para o ensino de funções do 2º grau: caso da 1ª série do Ensino Médio de uma Escola Federal. Lajeado, 2018. Disponível em https://www.univates.br/bdu/bitstream/10737/2491/1/2018DanilodoNascimentodeJesus.pdf.
MINEDH. Matemática - Programa de Ensino da 11ª e 12ª classes, 2011.
NEVES, A.F & SILVA, N. J Matemática 12ª classe, Plural Editores, 2017.
PIAGET, J. Para onde vai a educação? 3ª edição. Rio de Janeiro, 1975.
PONTE, J.P. Gestão Curricular em Matemática, Professor e o desenvolvimento curricular. Lisboa, 2005.
SOARES, J. S. Pesquisa científica: uma abordagem sobre o método qualitativo. Montes Claras, 2019. Disponível em https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/ciranda/article/view/314.
SOUSA, J. Uso do GeoGebra no ensino da Matemática. Lajeado, 2018. Disponível em https://www.univates.br/bdu/bitstreams/af54e2a0-e31946ac84967625df6c1caa/download.
ROSA, N. Trigonometria - Ciência em Desenvolvimento, 2014.
TEMPORINI, E. & PIOVESAN, A. Pesquisa exploratória: procedimento metodológico para o estudo de fatores humanos no campo da saúde pública. Universidade de São Paulo – Brasil.1995. Disponível em https://www.scielo.br/j/rsp/a/fF44L9rmXt8PVYLNvphJgTd/.
VUMA, J. P & CHERINDA, M. Matemática - 11ª classe. Logman 1ª edição. Maputo, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Não há cobrança de taxas para a submissão, processamento, e publicação dos trabalhos enviados à revista e registro do DOI junto à CrossRef.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista direito de primeira publicação do trabalho simultaneamente licenciado sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional license CC BY que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do mesmo e publicação inicial nessa revista.
A revista GeoGebra incentiva que seus autores cadastrem seus trabalhos em sistemas orientados à gestão de informação e comunicação de pesquisadores tais como: Academia.edu; Mendeley; ResearchGate;etc.