O uso de GeoGebra & Educação STEAM como estratégia para uma aprendizagem significativa das Transformações de Funções Trigonométricas
DOI:
https://doi.org/10.23925/2237-9657.2024.v13i1p161-195Palabras clave:
GeoGebra e Educação STEAM, Transformações de Funções Trigonométricas, Aprendizagem SignificativaResumen
Na sequência da nossa participação na Oficina de Formação “GeoGebra & STEAM” no âmbito do projecto de investigação do pós-doutoramento subordinada ao título “GeoGebra e STEAM implicações para a Educação Matemática e das Ciências Naturais em Moçambique”. O presente trabalho resulta de uma experiência realizada na 12a classe da turma B1-1, na Escola Secundária da Munhuana, para a abordagem das Transformações de Funções Trigonométricas suportadas pelo GeoGebra no contexto da Educação STEAM. O estudo de caso, essencialmente qualitativo, de carácter exploratório e interpretativo, tem como finalidade promover a aprendizagem significativa desses conteúdos, numa perspetiva interdisciplinar do ensino. Os resultados apontam que o uso do GeoGebra possibilitou uma aprendizagem significativa dos conteúdos abordados. Assim, neste artigo, pretende-se trazer os resultados de implementação desta experiência e promover uma reflexão sobre as implicações do uso do GeoGebra no contexto da Educação STEAM em Moçambique.
Descargas
Métricas
Citas
BILA, V.L & RODRIGUES, A. Módulo de Psicologia de Desenvolvimento e de Aprendizagem – Ensino à Distância. Universidade Pedagógica.
CANAVARRO, A. P. (2011). Ensino exploratório da Matemática: Práticas e desafios. Educação e Matemática (115), 11-17.
DOS SANTOS, J. D. S., & SILVEIRA, A. Abordagem STEAM e GeoGebra - Aprendizagem e ensino das Ciências na formação de professores de Cabo Verde, 2021. Disponível em https://parc.ipp.pt/index.php/sensos/article/download/4302/2560.
GARCIA, S.F. GeoGebra e o ensino de funções trigonométricas: percepções dos estudantes do Ensino Médio. Porto Alegre, 2021 Disponível em https://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/10594/2/Disserta%C3%A7%C3%A3o _FernandaDosSantosGarcia_Homologacao.pdf
GERHARDT, E.T & SILVEIRA, T.D. Métodos de pesquisa. 1ª edição. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2009. Disponível em https://www.ufrgs.br/cursopgdr/downloadsSerie/derad005.pdf.
GOULART, M. Psicologia de Aprendizagem I Belo Horizonte, 2010.
JESUS, D. O uso do software GeoGebra para o ensino de funções do 2º grau: caso da 1ª série do Ensino Médio de uma Escola Federal. Lajeado, 2018. Disponível em https://www.univates.br/bdu/bitstream/10737/2491/1/2018DanilodoNascimentodeJesus.pdf.
MINEDH. Matemática - Programa de Ensino da 11ª e 12ª classes, 2011.
NEVES, A.F & SILVA, N. J Matemática 12ª classe, Plural Editores, 2017.
PIAGET, J. Para onde vai a educação? 3ª edição. Rio de Janeiro, 1975.
PONTE, J.P. Gestão Curricular em Matemática, Professor e o desenvolvimento curricular. Lisboa, 2005.
SOARES, J. S. Pesquisa científica: uma abordagem sobre o método qualitativo. Montes Claras, 2019. Disponível em https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/ciranda/article/view/314.
SOUSA, J. Uso do GeoGebra no ensino da Matemática. Lajeado, 2018. Disponível em https://www.univates.br/bdu/bitstreams/af54e2a0-e31946ac84967625df6c1caa/download.
ROSA, N. Trigonometria - Ciência em Desenvolvimento, 2014.
TEMPORINI, E. & PIOVESAN, A. Pesquisa exploratória: procedimento metodológico para o estudo de fatores humanos no campo da saúde pública. Universidade de São Paulo – Brasil.1995. Disponível em https://www.scielo.br/j/rsp/a/fF44L9rmXt8PVYLNvphJgTd/.
VUMA, J. P & CHERINDA, M. Matemática - 11ª classe. Logman 1ª edição. Maputo, 2009.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo. ISSN 2237-9657
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
No se cobrarán tasas de envío, procesamiento y publicación de los trabajos enviados a la revista, ni el registro del DOI en la Crossref.
Los autores mantienen sus derechos de autor y conceden a la revista el derecho a la primera publicación del trabajo, simultáneamente licenciada bajo una licencia Creative Commons - Atribución 4.0 Licencia Internacional CC BY, que permite que otros compartan el trabajo con un reconocimiento de la autoría del mismo y publicación inicial en esta revista.
La revista GeoGebra incentiva a que sus autores registren sus trabajos en sistemas orientados a la gestión de información y comunicación de investigadores, tales como Academia.edu, Mendeley, ResearchGate etc.