O GeoGebra & STEAM como estratégia para aprendizagem significativa das funções exponenciais
DOI:
https://doi.org/10.23925/2237-9657.2024.v13i1p035-060Palavras-chave:
GeoGebra & STEAM, Função Exponencial, Aprendizagem significativaResumo
No contexto educativo moçambicano, o ensino é teórico e bastante tradicional, o que abre espaço de discussão da necessidade de se repensar as políticas educativas e suas implementações. As escolas são convidadas a dinamizar o ensino, relacionando a teoria com a prática como forma de auxiliar os alunos na resolução dos problemas do dia-a-dia, valorizando a interdisciplinaridade. É nesta lógica que, na sequência da participação na Oficina de Formação “GeoGebra & STEAM”, se implementou uma experiência numa Turma da 11ª Classe, no Colégio Kitabu, para o estudo das Transformações das Funções Exponenciais com base no Software GeoGebra e no contexto da Educação STEAM. O estudo de caso descritivo e exploratório levado a cabo é de natureza fundamentalmente qualitativa. No âmbito deste trabalho dar-se-á conta dos trabalhos desenvolvidos e dos resultados alcançados nesta experiência.
Palavras-chave: GeoGebra & STEAM; Função Exponencial; Aprendizagem significativa.
Downloads
Metrics
Referências
BORDEAUX, A. L.; ANTUNES, C.; RUBINSTEIN, C. Multicurso Ensino Médio: Matemática, segunda série. 3. ed. Rio de Janeiro: Fundação Roberto Marinho, 2008.
DELORS, Jacques at all. Educação, um tesouro a descobrir: relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. 3ª Ed; Lisboa – 1997.
GIL, Antônio Carlos, Como elaborar projetos de pesquisa, 4a ed. - São Paulo: Atlas, 2002.
JONASSEN, D. H. Computadores, Ferramentas Cognitivas. Desenvolver o pensamento crítico nas escolas. Porto: Porto Editora. ISBN: 978-972-0-34173-0, 2000.
LIMA, E. L, CARVALHO, P.C. e MORGADO, A. C. A Matemática do Ensino Médio. V.1, SBM, Rio de Janeiro-2001.
MARCONI, Marina de A., LAKATOS Eva M. Fundamentos de metodologia científica 5a. ed. São Paulo: Atlas 2003.
MEDH & INDE. Plano Curricular do Ensino Secundário. Maputo, Junho de 2022.
NEVES, Maria A. F e SILVA, Jorge Nuno “Matemática 11ª Classe”. Plural editores, Maputo-2010.
RICHARDSON, Roberto J. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo. Atlas, 1999.
SILVEIRA, A. P. R. (2015). O GeoGebra na formação e aprendizagem de transformações geométricas isométricas no plano euclidiano. [Tese de Doutoramento, Universidade de Aveiro]. Repositório Institucional da Universidade de Aveiro.
YIN, R. K (2005). Estudo de caso. Planeamento e Métodos (3ª Edição). São Paulo: BOOKMAN. ISBN: 0-7619-2553-8, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Não há cobrança de taxas para a submissão, processamento, e publicação dos trabalhos enviados à revista e registro do DOI junto à CrossRef.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista direito de primeira publicação do trabalho simultaneamente licenciado sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional license CC BY que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do mesmo e publicação inicial nessa revista.
A revista GeoGebra incentiva que seus autores cadastrem seus trabalhos em sistemas orientados à gestão de informação e comunicação de pesquisadores tais como: Academia.edu; Mendeley; ResearchGate;etc.