O GeoGebra & STEAM como estratégia para aprendizagem significativa das funções exponenciais
DOI:
https://doi.org/10.23925/2237-9657.2024.v13i1p035-060Palabras clave:
GeoGebra & STEAM, Função Exponencial, Aprendizagem significativaResumen
No contexto educativo moçambicano, o ensino é teórico e bastante tradicional, o que abre espaço de discussão da necessidade de se repensar as políticas educativas e suas implementações. As escolas são convidadas a dinamizar o ensino, relacionando a teoria com a prática como forma de auxiliar os alunos na resolução dos problemas do dia-a-dia, valorizando a interdisciplinaridade. É nesta lógica que, na sequência da participação na Oficina de Formação “GeoGebra & STEAM”, se implementou uma experiência numa Turma da 11ª Classe, no Colégio Kitabu, para o estudo das Transformações das Funções Exponenciais com base no Software GeoGebra e no contexto da Educação STEAM. O estudo de caso descritivo e exploratório levado a cabo é de natureza fundamentalmente qualitativa. No âmbito deste trabalho dar-se-á conta dos trabalhos desenvolvidos e dos resultados alcançados nesta experiência.
Palavras-chave: GeoGebra & STEAM; Função Exponencial; Aprendizagem significativa.
Descargas
Métricas
Citas
BORDEAUX, A. L.; ANTUNES, C.; RUBINSTEIN, C. Multicurso Ensino Médio: Matemática, segunda série. 3. ed. Rio de Janeiro: Fundação Roberto Marinho, 2008.
DELORS, Jacques at all. Educação, um tesouro a descobrir: relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. 3ª Ed; Lisboa – 1997.
GIL, Antônio Carlos, Como elaborar projetos de pesquisa, 4a ed. - São Paulo: Atlas, 2002.
JONASSEN, D. H. Computadores, Ferramentas Cognitivas. Desenvolver o pensamento crítico nas escolas. Porto: Porto Editora. ISBN: 978-972-0-34173-0, 2000.
LIMA, E. L, CARVALHO, P.C. e MORGADO, A. C. A Matemática do Ensino Médio. V.1, SBM, Rio de Janeiro-2001.
MARCONI, Marina de A., LAKATOS Eva M. Fundamentos de metodologia científica 5a. ed. São Paulo: Atlas 2003.
MEDH & INDE. Plano Curricular do Ensino Secundário. Maputo, Junho de 2022.
NEVES, Maria A. F e SILVA, Jorge Nuno “Matemática 11ª Classe”. Plural editores, Maputo-2010.
RICHARDSON, Roberto J. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo. Atlas, 1999.
SILVEIRA, A. P. R. (2015). O GeoGebra na formação e aprendizagem de transformações geométricas isométricas no plano euclidiano. [Tese de Doutoramento, Universidade de Aveiro]. Repositório Institucional da Universidade de Aveiro.
YIN, R. K (2005). Estudo de caso. Planeamento e Métodos (3ª Edição). São Paulo: BOOKMAN. ISBN: 0-7619-2553-8, 2005.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo. ISSN 2237-9657
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
No se cobrarán tasas de envío, procesamiento y publicación de los trabajos enviados a la revista, ni el registro del DOI en la Crossref.
Los autores mantienen sus derechos de autor y conceden a la revista el derecho a la primera publicación del trabajo, simultáneamente licenciada bajo una licencia Creative Commons - Atribución 4.0 Licencia Internacional CC BY, que permite que otros compartan el trabajo con un reconocimiento de la autoría del mismo y publicación inicial en esta revista.
La revista GeoGebra incentiva a que sus autores registren sus trabajos en sistemas orientados a la gestión de información y comunicación de investigadores, tales como Academia.edu, Mendeley, ResearchGate etc.