O GeoGebra como recurso didático para a promoção da aprendizagem das funções exponencial e logarítmica
DOI:
https://doi.org/10.23925/2237-9657.2024.v13i1p090-123Palavras-chave:
GeoGebra e Educação STEAM, Funções Exponencial e Logarítmica, Aprendizagem significativaResumo
Este artigo enquadra-se em uma experiência desenvolvida na Escola Secundária da Munhuana, na 10a classe, no estudo das Funções Exponencial e Logarítmica, suportadas pelo software GeoGebra. A pesquisa comporta um estudo de caso exploratório e interpretativo, essencialmente qualitativo. Foi aplicado um questionário inicial e outro final aos alunos, bem como experimentos em sala de aulas, a partir dos quais, coletamos informações para o artigo. Da pesquisa, concluímos que há necessidade de se rever as metodologias de Ensino da Matemática e, optar por alternativas que estejam no contexto do aluno atual, com ênfase em Software educacional e interdisciplinaridade, em prol de uma aprendizagem significativa. Assim, com este artigo, pretende-se elucidar os resultados que o software GeoGebra pode trazer às aulas de Matemática, no ensino das funções exponencial e logarítmica.
Downloads
Metrics
Referências
BOGDAN, R. & BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação. Porto: Porto Editora. ISBN: 972-0-34112-2. 1994
COELHO, José Renato Paveis. O GeoGebra no Ensino das funções exponenciais, Universidade Estadual do Norte, campo dos Goytacazes-RJ, 2016.
DOS SANTOS, J.M; SILVEIRA, A. P. R. Formação de formadores e formação de pilotos de professores de Matemática com o GeoGebra em contexto STEAM. 2021. https://doi.org/10.34630/sensose.v8i1.3805.
DOS SANTOS, J.M; SILVEIRA, A; TROCADO, A. GeoGebra e situações que envolvem modelação numa abordagem STEAM. 2019. Disponível em https://doi.org/10.34630/sensose.v8i1.3805.
HALLAL, R; PINHEIRO, N. A.M; OLIVEIRA, R; CIAPPINA, J. R; ALVARISTO, E. F. O Ensino de matemática e o software GeoGebra. EM TEIA: REVISTA ESPACIOS. EDUCAÇÃO, VOL 41. 2020.
HOHENWARTER, M., & PREINER, J. Dynamic Mathematics With GeoGebra. 2007. Disponível em: http://www.maa.org/joma/Volume7/Hohenwarter/index.html
KING, J., & SCHATTSCHNEIDER, D. Geometria dinâmica. Selecção de textos do livro Geometry Turned On! Lisboa. 2003
LÜDKE, M. & ANDRÉ, M. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU. 1986
MOÇAMBIQUE, Ministério de Educação e Desenvolvimento Humano. Revisão de Políticas Educacionais. Maputo: MINEDH/UNESCO, 2019.
MOÇAMBIQUE, Ministério da Educação e Cultura. Plano Curricular do Ensino Secundário Geral. Maputo: Ministério da Educação e Cultura/Instituto Nacional do Desenvolvimento da Educação, 2007.
MOÇAMBIQUE, Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano. PLANO ESTRATÉGICO DA EDUCAÇÃO 2020- 2029. Maputo: Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano, 2020.
MOÇAMBIQUE, Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano. Relatório anual. Maputo: UNESCO MOÇAMBIQUE, 2016.
[NCTM] National Council of Teachers of Mathematics. Princípios e Normas para a Matemática Escolar (2.ª Edição). Lisboa: APM. (Texto original publicado em inglês em 2000). 2008.
[NCTM] National Council of Teachers of Mathematics. Princípios para a ação: Assegurar a todos o sucesso em Matemática. Lisboa: Associação de Professores de Matemática, 2017.
OLDKNOW, A.; KNIGHTS, C. (Ed.). Mathematics Education with Digital Technology (Education and Digital Technology, pp. 251– 256). Bloomsbury Academic, 2011. Retrieved August 29, 2022, from http://dx.doi.org/10.5040/9781472553119.ch-027
PRUE R. Home and School – Bridging the Gap. In A. Oldknow (Ed.). Mathematics Education with Digital Technology (Education and Digital Technology, pp. 118– 122). Bloomsbury Academic, 2011. Retrieved September 19, 2022, from http://dx.doi.org/10.5040/9781472553119.ch-028
SAPATINHA, J. C; GUIBUNDANA, D. H. Saber Matemática 10. Maputo,2014
SILVEIRA, A. P. R. O GeoGebra na formação e aprendizagem de transformações geométricas isométricas no plano euclidiano. [Tese de Doutoramento, Universidade de Aveiro]. Repositório Institucional da Universidade de Aveiro. 2015
SILVEIRA, A. P. R. Relatório final de atividades Projeto “GeoGebra & STEAM: Implicações para a melhoria da Educação Matemática em Moçambique”. Pós-doutoramento em Educação Matemática. 2023. inED-ESE. Instituto Politécnico do Porto.
RICHARDSON, R. Et al. Pesquisa social: Métodos e Técnicas. 3a edição, São Paulo. 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Não há cobrança de taxas para a submissão, processamento, e publicação dos trabalhos enviados à revista e registro do DOI junto à CrossRef.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista direito de primeira publicação do trabalho simultaneamente licenciado sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional license CC BY que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do mesmo e publicação inicial nessa revista.
A revista GeoGebra incentiva que seus autores cadastrem seus trabalhos em sistemas orientados à gestão de informação e comunicação de pesquisadores tais como: Academia.edu; Mendeley; ResearchGate;etc.