O GeoGebra como recurso didático para a promoção da aprendizagem das funções exponencial e logarítmica

Autores

  • Salma Taibo Adamugy Issufo Escola Secundária da Munhuana
  • Agostinho Augusto Cavele Escola Secundária da Munhuana

DOI:

https://doi.org/10.23925/2237-9657.2024.v13i1p090-123

Palavras-chave:

GeoGebra e Educação STEAM, Funções Exponencial e Logarítmica, Aprendizagem significativa

Resumo

Este artigo enquadra-se em uma experiência desenvolvida na Escola Secundária da Munhuana, na 10a classe, no estudo das Funções Exponencial e Logarítmica, suportadas pelo software GeoGebra. A pesquisa comporta um estudo de caso exploratório e interpretativo, essencialmente qualitativo. Foi aplicado um questionário inicial e outro final aos alunos, bem como experimentos em sala de aulas, a partir dos quais, coletamos informações para o artigo. Da pesquisa, concluímos que há necessidade de se rever as metodologias de Ensino da Matemática e, optar por alternativas que estejam no contexto do aluno atual, com ênfase em Software educacional e interdisciplinaridade, em prol de uma aprendizagem significativa. Assim, com este artigo, pretende-se elucidar os resultados que o software GeoGebra pode trazer às aulas de Matemática, no ensino das funções exponencial e logarítmica.

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Biografia do Autor

Salma Taibo Adamugy Issufo, Escola Secundária da Munhuana

Salma Taibo Adamugy Issufo, licenciada em Ensino de Matemática com habilitação em Ensino de Física, pela Universidade Pedagógica de Moçambique. Atualmente, trabalha como docente de Matemática na Escola Secundaria da Munhuana.

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Publicado

2024-03-31

Como Citar

Adamugy, S., & Cavele, A. A. . (2024). O GeoGebra como recurso didático para a promoção da aprendizagem das funções exponencial e logarítmica. Revista Do Instituto GeoGebra Internacional De São Paulo, 13(1), 90–123. https://doi.org/10.23925/2237-9657.2024.v13i1p090-123