O GeoGebra como recurso didático para a promoção da aprendizagem das funções exponencial e logarítmica
DOI:
https://doi.org/10.23925/2237-9657.2024.v13i1p090-123Palabras clave:
GeoGebra e Educação STEAM, Funções Exponencial e Logarítmica, Aprendizagem significativaResumen
Este artigo enquadra-se em uma experiência desenvolvida na Escola Secundária da Munhuana, na 10a classe, no estudo das Funções Exponencial e Logarítmica, suportadas pelo software GeoGebra. A pesquisa comporta um estudo de caso exploratório e interpretativo, essencialmente qualitativo. Foi aplicado um questionário inicial e outro final aos alunos, bem como experimentos em sala de aulas, a partir dos quais, coletamos informações para o artigo. Da pesquisa, concluímos que há necessidade de se rever as metodologias de Ensino da Matemática e, optar por alternativas que estejam no contexto do aluno atual, com ênfase em Software educacional e interdisciplinaridade, em prol de uma aprendizagem significativa. Assim, com este artigo, pretende-se elucidar os resultados que o software GeoGebra pode trazer às aulas de Matemática, no ensino das funções exponencial e logarítmica.
Descargas
Métricas
Citas
BOGDAN, R. & BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação. Porto: Porto Editora. ISBN: 972-0-34112-2. 1994
COELHO, José Renato Paveis. O GeoGebra no Ensino das funções exponenciais, Universidade Estadual do Norte, campo dos Goytacazes-RJ, 2016.
DOS SANTOS, J.M; SILVEIRA, A. P. R. Formação de formadores e formação de pilotos de professores de Matemática com o GeoGebra em contexto STEAM. 2021. https://doi.org/10.34630/sensose.v8i1.3805.
DOS SANTOS, J.M; SILVEIRA, A; TROCADO, A. GeoGebra e situações que envolvem modelação numa abordagem STEAM. 2019. Disponível em https://doi.org/10.34630/sensose.v8i1.3805.
HALLAL, R; PINHEIRO, N. A.M; OLIVEIRA, R; CIAPPINA, J. R; ALVARISTO, E. F. O Ensino de matemática e o software GeoGebra. EM TEIA: REVISTA ESPACIOS. EDUCAÇÃO, VOL 41. 2020.
HOHENWARTER, M., & PREINER, J. Dynamic Mathematics With GeoGebra. 2007. Disponível em: http://www.maa.org/joma/Volume7/Hohenwarter/index.html
KING, J., & SCHATTSCHNEIDER, D. Geometria dinâmica. Selecção de textos do livro Geometry Turned On! Lisboa. 2003
LÜDKE, M. & ANDRÉ, M. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU. 1986
MOÇAMBIQUE, Ministério de Educação e Desenvolvimento Humano. Revisão de Políticas Educacionais. Maputo: MINEDH/UNESCO, 2019.
MOÇAMBIQUE, Ministério da Educação e Cultura. Plano Curricular do Ensino Secundário Geral. Maputo: Ministério da Educação e Cultura/Instituto Nacional do Desenvolvimento da Educação, 2007.
MOÇAMBIQUE, Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano. PLANO ESTRATÉGICO DA EDUCAÇÃO 2020- 2029. Maputo: Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano, 2020.
MOÇAMBIQUE, Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano. Relatório anual. Maputo: UNESCO MOÇAMBIQUE, 2016.
[NCTM] National Council of Teachers of Mathematics. Princípios e Normas para a Matemática Escolar (2.ª Edição). Lisboa: APM. (Texto original publicado em inglês em 2000). 2008.
[NCTM] National Council of Teachers of Mathematics. Princípios para a ação: Assegurar a todos o sucesso em Matemática. Lisboa: Associação de Professores de Matemática, 2017.
OLDKNOW, A.; KNIGHTS, C. (Ed.). Mathematics Education with Digital Technology (Education and Digital Technology, pp. 251– 256). Bloomsbury Academic, 2011. Retrieved August 29, 2022, from http://dx.doi.org/10.5040/9781472553119.ch-027
PRUE R. Home and School – Bridging the Gap. In A. Oldknow (Ed.). Mathematics Education with Digital Technology (Education and Digital Technology, pp. 118– 122). Bloomsbury Academic, 2011. Retrieved September 19, 2022, from http://dx.doi.org/10.5040/9781472553119.ch-028
SAPATINHA, J. C; GUIBUNDANA, D. H. Saber Matemática 10. Maputo,2014
SILVEIRA, A. P. R. O GeoGebra na formação e aprendizagem de transformações geométricas isométricas no plano euclidiano. [Tese de Doutoramento, Universidade de Aveiro]. Repositório Institucional da Universidade de Aveiro. 2015
SILVEIRA, A. P. R. Relatório final de atividades Projeto “GeoGebra & STEAM: Implicações para a melhoria da Educação Matemática em Moçambique”. Pós-doutoramento em Educação Matemática. 2023. inED-ESE. Instituto Politécnico do Porto.
RICHARDSON, R. Et al. Pesquisa social: Métodos e Técnicas. 3a edição, São Paulo. 1999.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo. ISSN 2237-9657
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
No se cobrarán tasas de envío, procesamiento y publicación de los trabajos enviados a la revista, ni el registro del DOI en la Crossref.
Los autores mantienen sus derechos de autor y conceden a la revista el derecho a la primera publicación del trabajo, simultáneamente licenciada bajo una licencia Creative Commons - Atribución 4.0 Licencia Internacional CC BY, que permite que otros compartan el trabajo con un reconocimiento de la autoría del mismo y publicación inicial en esta revista.
La revista GeoGebra incentiva a que sus autores registren sus trabajos en sistemas orientados a la gestión de información y comunicación de investigadores, tales como Academia.edu, Mendeley, ResearchGate etc.