Análise e avaliação de um produto educacional para o ensino de correlação linear e regressão linear simples com o GeoGebra por meio da idoneidade mediacional
DOI:
https://doi.org/10.23925/2237-9657.2025.v14i1p145-164Palavras-chave:
produto educacional, correlação linear, idoneidade didática, regressão linear, idoneidade mediacionalResumo
Este artigo é parte de uma pesquisa de pós-doutorado, desenvolvido com foco na formação de professores que ensinam Probabilidade e Estatística. Neste recorte, o objetivo foi analisar e avaliar a idoneidade mediacional de um produto educacional proposto para o ensino de correlação linear e regressão linear simples com o GeoGebra. Com aporte nos critérios de idoneidade mediacional, o estudo seguiu uma abordagem qualitativa, sob a perspectiva da pesquisa translacional. Os resultados evidenciaram que o produto educacional analisado apresenta uma tentativa de integrar GeoGebra como meio para promover a aprendizagem, que está centrada na exposição de conteúdo. Ao analisar essa estrutura, avaliou-se que há restrições de fragmentações para tal integração. A fim de refletir sobre possiblidades de integrar o GeoGebra como recurso para o ensino de correlação linear e regressão linear simples, este estudo traz sugestões e propõe reorganizações na estrutura analisada.
Downloads
Metrics
Referências
Amorim, L. C., Gusmão, T. C. R. S., & Magina, S. M. P. (2021).Produtos Notáveis e Emoções: uma análise de Práticas Matemáticas sob o viés dos Critérios de Idoneidade Didática. Revemop, 3, 1-25.
Almouloud, S. A. (2007). Fundamentos da didática da matemática (v. 1, 1. ed., 218 p.). Curitiba: Editora UFPR.
Araújo, J. R. (2018). A. Atividades para o estudo das Medidas de Tendência Central: uma proposta com o apoio do GeoGebra. 2018. 141f. 2018. 141f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.
Araújo, J. R. A. (2020). Publicações na ICOTS sobre o uso de tecnologias para a educação estatística. In: Anais do Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 24, 2020, Cascavel. Cascavel: Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Araújo, J. R. A. (2023). Contributos de recursos digitais para análise gráfica de dados na disciplina estatística de uma formação inicial de professores. 2023. 195f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.
Araújo, J. R. A., & Tinti, D. S. (2025). Análisis de un producto educativo para la enseñanza de la correlación y regresión lineal simple basado en los indicadores de idoneidad didáctica. RIPEM, 11(1), 1-27.
Breda, A., Rosário Lima, V. M., Villela, M., Font, V., & Silva, J. F. (2016). Estudo de caso sobre análise em didática realizado em um trabalho final do mestrado profissional PROFMAT. Acta Latinoamericana de Matemática Educativa, 29.
Brousseau, G. (1986). Fondements et mèthodoes de la didactique des mathèmatiques. Recherches em Dudactique des Mathèmatiques, 7(2), 33-115.
Brousseau, G. (2002). Theory of Didactical Situations in Mathematics (Edited and translated: Balacheff, N., Cooper, M., Sutherland, R., & Warfield, V. Kluwer Academic Publishers New York.
Carvalho, J. S. (2021) Probabilidade e Estatística: uma proposta de abordagem gráfica utilizando o GeoGebra. 2021. 92 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT) - ICT, Universidade Federal de São Paulo, São José dos Campos.
Creswell, J. W. (2010). Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre: Artmed.
Ferreira, M., Silva Filho, O. L., & Couto, R. V. L. (2023). Dossiê Pesquisa Translacional e Produtos Educacionais no Ensino de Física. REPPE - Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino, 7(2),1-26.
Godino, J. D. (2011). Indicadores de adequação didática dos processos de ensino e aprendizagem de matemática. In: Anais da XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática (CIAEM-IACME) 1-20. Recife (Brasil).
Godino, J. D. (2013). Indicadores de la idoneidad didáctica de procesos de enseñanza y aprendizaje de las matemáticas. Cuadernos de Investigación y Formación en Educación Matemática, Costa Rica, (11), 111-132.
Godino, J. D. (2021). Da engenharia à adequação didática na educação matemática. Revemop, 3, 1-26.
Godino, J. D., Batanero, C., Burgos, M.; & Gea, M. M. (2021). Uma perspectiva ontossemiótica de problemas e métodos de pesquisa em educação matemática. Revemop, 3, 1-30.
Godino, J. D., Batanero, C., & Burgos, M. (2023). Theory of didactical suitability: An enlarged view of the quality of mathematics instruction. EURASIA Journal of Mathematics, Science and Technology Education, 19(6), 1-20.
Godino, J. D., Batanero, C., & Font, V. (2007). The onto-semiotic approach to research in mathematics education. ZDM, 1(39),127-135.
Godino, J. D., Batanero, C., Font, V., Contreras, A., Wilhelmi, M. R. (2016). The theory of didactical suitability: Networking a system of didactics principles for mathematics education from different theoretical perspectives. In: Proceedings of the 13th International Congress on Mathematical Education (pp. 24-31).
Queiroz, M. V. F. (2020). Correlação linear e regressão linear simples no conteúdo de matemática do ensino médio. 2020. 72 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática). Universidade Federal de Campina Grande. Campina Grande, PB.
Santos, P. G., Oliveira Júnior, A. P., Santos, L. R. S., Carvalho, D. M., & Saito, S. (2022). The use of technological resources in teacher education as a contribution to the teaching of statistics and probability in Brazil. Bridging the Gap: Empowering and Educating Today’s Learners in Statistics. Proceedings of the Eleventh International Conference on Teaching Statistics (pp. 1-6). Rosario, Argentina.
Silva, A. M., Frant, J. B., & Chaves, R. (2022). Uma Pesquisa Translacional em Educação Matemática em Perspectiva. Boletim GEPEM, 80, 249-272,
Tavares, F. G., & Lopes, C. E. (2019). Mapeamento do uso do GeoGebra no ensino de Estatística. Revista Eletrônica de Educação Matemática, 14, 1-20.
Votto, T. R. (2018). As potencialidades lúdicas nas estratégias para o ensino e a aprendizagem estatística nos anos iniciais do ensino fundamental. 2018. 175 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências Química da Vida e Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande, Porto Alegre, RS.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Não há cobrança de taxas para a submissão, processamento, e publicação dos trabalhos enviados à revista e registro do DOI junto à CrossRef.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista direito de primeira publicação do trabalho simultaneamente licenciado sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional license CC BY que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do mesmo e publicação inicial nessa revista.
A revista GeoGebra incentiva que seus autores cadastrem seus trabalhos em sistemas orientados à gestão de informação e comunicação de pesquisadores tais como: Academia.edu; Mendeley; ResearchGate;etc.