Análise e avaliação de um produto educacional para o ensino de correlação linear e regressão linear simples com o GeoGebra por meio da idoneidade mediacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2237-9657.2025.v14i1p145-164

Palavras-chave:

produto educacional, correlação linear, idoneidade didática, regressão linear, idoneidade mediacional

Resumo

Este artigo é parte de uma pesquisa de pós-doutorado, desenvolvido com foco na formação de professores que ensinam Probabilidade e Estatística. Neste recorte, o objetivo foi analisar e avaliar a idoneidade mediacional de um produto educacional proposto para o ensino de correlação linear e regressão linear simples com o GeoGebra. Com aporte nos critérios de idoneidade mediacional, o estudo seguiu uma abordagem qualitativa, sob a perspectiva da pesquisa translacional. Os resultados evidenciaram que o produto educacional analisado apresenta uma tentativa de integrar GeoGebra como meio para promover a aprendizagem, que está centrada na exposição de conteúdo. Ao analisar essa estrutura, avaliou-se que há restrições de fragmentações para tal integração. A fim de refletir sobre possiblidades de integrar o GeoGebra como recurso para o ensino de correlação linear e regressão linear simples, este estudo traz sugestões e propõe reorganizações na estrutura analisada.

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Biografia do Autor

José Ronaldo Alves Araújo, Universidade Federal de Ouro Preto

Universidade Federal de Ouro Preto

Douglas da Silva Tinti, Universidade Federal de Ouro Preto

Universidade Federal de Ouro Preto

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Publicado

2025-06-08

Como Citar

Araújo, J. R. A., & Tinti, D. da S. (2025). Análise e avaliação de um produto educacional para o ensino de correlação linear e regressão linear simples com o GeoGebra por meio da idoneidade mediacional. Revista Do Instituto GeoGebra Internacional De São Paulo, 14(1), 145–164. https://doi.org/10.23925/2237-9657.2025.v14i1p145-164

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Artigos