Explorando aspectos dinâmicos no ensino de funções reais com recursos do GeoGebra
Keywords:
GeoGebra, Função Real, VariaçãoAbstract
O estudo das variações quantitativas presentes nos fenômenos naturais foi, sem dúvida, um dos grandes pilares na construção do conceito de função. Contudo, na educação básica, o conceito de função é estabelecido não no contexto da “variabilidade”, mas em termos de uma correspondência estática entre os valores das variáveis “x” e “y”. Neste sentido, os recursos interativos do GeoGebra oferecem-se como um instrumento didático oportuno para explorar esses aspectos dinâmicos negligenciados na educação básica. Nesse artigo apresentaremos quatro materiais didáticos construídos com o GeoGebra que promovem essa perspectiva dinâmica. Esses materiais didáticos são produtos do projeto de pesquisa “Conteúdos Digitais para o Ensino e Aprendizagem da Matemática do Ensino Médio” com financiamento do MEC/MCT/FNDE.
Downloads
Metrics
Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Submission, processing, and publication of articles sent to the journal and registration of the DOI at Crossref is free of charge.
Authors retain their copyright and grant the journal the right of first publication of their article, which is simultaneously licensed under a Creative Commons - Attribution 4.0 International license CC BY that allows others to share the article by acknowledging its authorship and initial publication by the journal.
The GeoGebra journal encourages its authors to register their work with information and communication management systems aimed at researchers, such as Academia.edu, Mendeley, ResearchGate, etc.