As transformações isométricas no GeoGebra com a motivação etnomatemática

Autores

  • Mitchell Christopher Sombra Evangelista PUC -SP

Resumo

A pesquisa teve como objetivo fazer com que alunos do Ensino Médio, de uma escola pública estadual de São Paulo, aplicassem e construíssem o conhecimento do objeto matemático Transformações Isométricas por meio da Rotação, Translação e Reflexão. Nesta pesquisa, usamos elementos motivadores, a Etnomatemática com a Geometria Sona do grupo étnico africano chamado Cokwe e a Geometria Dinâmica com o uso do software GeoGebra. A metodologia utilizada, foi o Design Experiment, possibilitando o aprimoramento de uma sequência de atividades e gerando o produto final da pesquisa. O desenvolvimento deste trabalho permitiu concluir, após as análises feitas dos protocolos das atividades propostas, que a Etnomatemática, com apoio do GeoGebra, favoreceu a aprendizagem das Transformações Isométricas.

Downloads

Metrics

PDF views
1,691
Jul 2012Jan 2013Jul 2013Jan 2014Jul 2014Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 2026113
|

Downloads

Publicado

2012-03-15

Como Citar

Sombra Evangelista, M. C. (2012). As transformações isométricas no GeoGebra com a motivação etnomatemática. Revista Do Instituto GeoGebra Internacional De São Paulo, 1(1), CXXV - CXLIX. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/IGISP/article/view/8876