As transformações isométricas no GeoGebra com a motivação etnomatemática

Autores/as

  • Mitchell Christopher Sombra Evangelista PUC -SP

Resumen

A pesquisa teve como objetivo fazer com que alunos do Ensino Médio, de uma escola pública estadual de São Paulo, aplicassem e construíssem o conhecimento do objeto matemático Transformações Isométricas por meio da Rotação, Translação e Reflexão. Nesta pesquisa, usamos elementos motivadores, a Etnomatemática com a Geometria Sona do grupo étnico africano chamado Cokwe e a Geometria Dinâmica com o uso do software GeoGebra. A metodologia utilizada, foi o Design Experiment, possibilitando o aprimoramento de uma sequência de atividades e gerando o produto final da pesquisa. O desenvolvimento deste trabalho permitiu concluir, após as análises feitas dos protocolos das atividades propostas, que a Etnomatemática, com apoio do GeoGebra, favoreceu a aprendizagem das Transformações Isométricas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Publicado

2012-03-15

Cómo citar

Sombra Evangelista, M. C. (2012). As transformações isométricas no GeoGebra com a motivação etnomatemática. Revista Do Instituto GeoGebra Internacional De São Paulo. ISSN 2237-9657, 1(1), CXXV - CXLIX. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/IGISP/article/view/8876