Conjeturas y demostraciones a partir del embaldosado con polígonos regulares

Authors

  • Luis Mario Dalcín Instituto de Profesores 'Artigas' - Departamento de Matemática - Consejo de Formación - Uruguay
  • Verónica Molfino Instituto de Profesores 'Artigas' - Departamento de Matemática - Consejo de Formación - Uruguay

Keywords:

Conjectura e demonstração, polígonos regulares, mosaico

Abstract

Nós apresentamos um experimento realizado com doze professores de matemática e que fazia parte de um curso de reciclagem para professores do magistério do Uruguai. Os objetivos foram promover a reflexão sobre a relevância de conjecturas e formular maneiras de estabelecer a sua validade, o trabalho conjunto com lápis e papel com o ambiente dinâmico, e analisar suas próprias produções foram no campo da geometria empírica ou geometria dedutiva. Os professores trabalharam em equipes na mesma atividade por duas semanas, combinando instâncias e distância. A experiência possibilitou que professores viveram alguns processos envolvidos na atividade matemática que são relevantes para um ensino de professores.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Luis Mario Dalcín, Instituto de Profesores 'Artigas' - Departamento de Matemática - Consejo de Formación - Uruguay

Profesor de Matemática. Magister en Matemática Educativa.

Verónica Molfino, Instituto de Profesores 'Artigas' - Departamento de Matemática - Consejo de Formación - Uruguay

Departamento de Matemática - Consejo de Formación en Educación-

Profesora de Matemática y Doctora en Matemática Educativa

Published

2012-03-14

How to Cite

Dalcín, L. M., & Molfino, V. (2012). Conjeturas y demostraciones a partir del embaldosado con polígonos regulares. Journal of the GeoGebra International Institute of São Paulo, 1(1), XCVIII - CXII. Retrieved from https://revistas.pucsp.br/index.php/IGISP/article/view/8934