A matemática por trás do logotipo do MCDonald’s
Keywords:
Matemática realista, geogebra, Educação MatemáticaAbstract
Este trabalho apresenta o resultado do desenvolvimento de atividades que foram aplicadas em uma escola pública de Salvador, para alunos do 1º ano do Ensino Médio, com o objetivo de dar significado as regras e fórmulas que normalmente são memorizadas durante o estudo do gráfico de uma função polinomial do 2º grau. As novas tecnologias poderão ser utilizadas de várias formas: trazendo problemas do mundo real, proporcionando estruturas de apoio para melhorar o raciocínio e a compreensão, possibilitando uma maior reflexão. Elas surgem como elementos estruturantes de um novo pensar. Assim, surgiu a ideia de elaborar um material utilizando um software computacional, onde se pudessem articular conceitos estudados, reflexão, interpretação e construção de um objeto trabalhado que fizesse parte da realidade dos alunos.Os recursos utilizados foram: logotipo do McDonalds, o Geogebra, o laboratório de informática e o livro didático. Após a realização das atividades, foi possível constatar que quando se trabalha com o objeto do contexto real do aluno, as dificuldades em refletir sobre as definições e conceitos foram na sua maioria superados. O papel do professor, fazendo devoluções, foi determinante à medida que os alunos refletiam sobre seus conhecimentos e os reconstruíam.
Downloads
Metrics
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Submission, processing, and publication of articles sent to the journal and registration of the DOI at Crossref is free of charge.
Authors retain their copyright and grant the journal the right of first publication of their article, which is simultaneously licensed under a Creative Commons - Attribution 4.0 International license CC BY that allows others to share the article by acknowledging its authorship and initial publication by the journal.
The GeoGebra journal encourages its authors to register their work with information and communication management systems aimed at researchers, such as Academia.edu, Mendeley, ResearchGate, etc.