Ângulos inscritos com recurso ao GeoGebra
Keywords:
Circunferência, Investigação-ação, GeoGebra.Abstract
O trabalho apresenta uma proposta didática para a disciplina de Matemática, com a aplicação do software GeoGebra como ferramenta de auxílio no ensino de circunferências. Procurou-se construir, implementar e avaliar três tarefas, do tópico circunferência, com recurso ao GeoGebra. A pesquisa foi realizada numa abordagem qualitativa com uma proposta de investigação-ação. Utilizou-se como instrumento de recolha de dados as produções dos alunos de uma turma do 9˚ ano de escolaridade. Os resultados apontaram que os alunos conseguiram estabelecer as relações e as propriedades através da observação das regularidades, no entanto evidenciaram dificuldades na comunicação das suas ideias. O GeoGebra revelou ser um instrumento propício para auxiliar o professor em sua prática pedagógica e contribuir, de forma significativa, na aprendizagem dos alunos.Downloads
Metrics
References
BARBOSA, R. M. (2015). A aprendizagem de tópicos da circunferência com recurso ao GeoGebra: uma experiência com alunos do 9.º ano de escolaridade. (Tese de Mestrado). Universidade do Minho, Instituto de educação. Disponível em: < http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/41338/1/Rosa%20 Maria%20Barbosa%20Capa.pdf >. Acesso em: 02 Dez. de 2016.
BARREIRA, M. I. (2007). O computador na aula de Matemática. Dissertação de Mestrado. Porto: Universidade Portucalense, Departamento de Matemática. Disponível em: <http://repositorio.uportu.pt/dspace/bitstream/123456789/24/1/TMMAT%2091.pdf>. Acesso em:31 Mar.de 2010.
CARDOSO, M. T. (1995). O papel da calculadora gráfica na aprendizagem de conceitos de análise matemática: Estudo de uma turma do 11º ano com dificuldades. Universidade do Minho. Departamento de Matemática: APM.
OLIVEIRA, R. (2007). A Robótica na Aprendizagem da Matemática: Um estudo com alunos do 8º ano. (Dissertação de Mestrado). Universidade da Madeira. Disponível em: <http://dme.uma.pt/projects/droide/portal/A_robotica_na_ aprendizagem_da_Matematic .pdf>. Acesso em: 15 Dez. de 2009.
PONTE, J. P., e CANAVARRO, A. P. (1997). Matemática e Novas Tecnologias. Lisboa: Universidade Aberta.
REZENDE, É. V. (s.d). O uso de Tecnologia em práticas investigativas no ensino fundamental. PUC Minas. Disponivel em:
<http://www.sbem.com.br/files/ix_enem/Comunicacao_Cientifica/Trabalhos/CC76366596620T.doc >. Acesso em: 24 Mar. de 2010.
SANTANA, J. C., e MEDEIROS, Q. (S.d). A Utilização de Novas Tecnologias no Ensino de Ciências. UFRPE. Disponivel em: <http://www.senept.cefetmg.br/galerias/Arquivos_senept/anais/terca_tema1/TerxaTema1Artigo14.pdf >. Acesso em:31 Mar. de 2010.
SILVA, R., & CABRITA, I. (S.d). Avaliação do Software Cabri-Géomètre - um estudo no 9º ano de escolaridade. Disponível em: <http://www.nonio.uminho.pt/documentos/actas/actchal2005/tema01/07RenataSilva.pdf >. Acesso em: 05 de Nov. de 2009.
SOUZA, M. J. (2001). Informática educativa na educação Matemática: Estudo de gemometria no ambiente do software Cabri-Géomètre. (Dissertação de Mestrado). Fortaleza, Brasil. Disponível em: <http://www.multimeios.ufc.br/arquivos/pc/teses-dissertacoes/DissertacaoMaze.pdf >. Acesso em: 31 de Mar. de 2010.
Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Submission, processing, and publication of articles sent to the journal and registration of the DOI at Crossref is free of charge.
Authors retain their copyright and grant the journal the right of first publication of their article, which is simultaneously licensed under a Creative Commons - Attribution 4.0 International license CC BY that allows others to share the article by acknowledging its authorship and initial publication by the journal.
The GeoGebra journal encourages its authors to register their work with information and communication management systems aimed at researchers, such as Academia.edu, Mendeley, ResearchGate, etc.