Ângulos inscritos com recurso ao GeoGebra
Palabras clave:
Circunferência, Investigação-ação, GeoGebra.Resumen
O trabalho apresenta uma proposta didática para a disciplina de Matemática, com a aplicação do software GeoGebra como ferramenta de auxílio no ensino de circunferências. Procurou-se construir, implementar e avaliar três tarefas, do tópico circunferência, com recurso ao GeoGebra. A pesquisa foi realizada numa abordagem qualitativa com uma proposta de investigação-ação. Utilizou-se como instrumento de recolha de dados as produções dos alunos de uma turma do 9˚ ano de escolaridade. Os resultados apontaram que os alunos conseguiram estabelecer as relações e as propriedades através da observação das regularidades, no entanto evidenciaram dificuldades na comunicação das suas ideias. O GeoGebra revelou ser um instrumento propício para auxiliar o professor em sua prática pedagógica e contribuir, de forma significativa, na aprendizagem dos alunos.Descargas
Métricas
Citas
BARBOSA, R. M. (2015). A aprendizagem de tópicos da circunferência com recurso ao GeoGebra: uma experiência com alunos do 9.º ano de escolaridade. (Tese de Mestrado). Universidade do Minho, Instituto de educação. Disponível em: < http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/41338/1/Rosa%20 Maria%20Barbosa%20Capa.pdf >. Acesso em: 02 Dez. de 2016.
BARREIRA, M. I. (2007). O computador na aula de Matemática. Dissertação de Mestrado. Porto: Universidade Portucalense, Departamento de Matemática. Disponível em: <http://repositorio.uportu.pt/dspace/bitstream/123456789/24/1/TMMAT%2091.pdf>. Acesso em:31 Mar.de 2010.
CARDOSO, M. T. (1995). O papel da calculadora gráfica na aprendizagem de conceitos de análise matemática: Estudo de uma turma do 11º ano com dificuldades. Universidade do Minho. Departamento de Matemática: APM.
OLIVEIRA, R. (2007). A Robótica na Aprendizagem da Matemática: Um estudo com alunos do 8º ano. (Dissertação de Mestrado). Universidade da Madeira. Disponível em: <http://dme.uma.pt/projects/droide/portal/A_robotica_na_ aprendizagem_da_Matematic .pdf>. Acesso em: 15 Dez. de 2009.
PONTE, J. P., e CANAVARRO, A. P. (1997). Matemática e Novas Tecnologias. Lisboa: Universidade Aberta.
REZENDE, É. V. (s.d). O uso de Tecnologia em práticas investigativas no ensino fundamental. PUC Minas. Disponivel em:
<http://www.sbem.com.br/files/ix_enem/Comunicacao_Cientifica/Trabalhos/CC76366596620T.doc >. Acesso em: 24 Mar. de 2010.
SANTANA, J. C., e MEDEIROS, Q. (S.d). A Utilização de Novas Tecnologias no Ensino de Ciências. UFRPE. Disponivel em: <http://www.senept.cefetmg.br/galerias/Arquivos_senept/anais/terca_tema1/TerxaTema1Artigo14.pdf >. Acesso em:31 Mar. de 2010.
SILVA, R., & CABRITA, I. (S.d). Avaliação do Software Cabri-Géomètre - um estudo no 9º ano de escolaridade. Disponível em: <http://www.nonio.uminho.pt/documentos/actas/actchal2005/tema01/07RenataSilva.pdf >. Acesso em: 05 de Nov. de 2009.
SOUZA, M. J. (2001). Informática educativa na educação Matemática: Estudo de gemometria no ambiente do software Cabri-Géomètre. (Dissertação de Mestrado). Fortaleza, Brasil. Disponível em: <http://www.multimeios.ufc.br/arquivos/pc/teses-dissertacoes/DissertacaoMaze.pdf >. Acesso em: 31 de Mar. de 2010.
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
No se cobrarán tasas de envío, procesamiento y publicación de los trabajos enviados a la revista, ni el registro del DOI en la Crossref.
Los autores mantienen sus derechos de autor y conceden a la revista el derecho a la primera publicación del trabajo, simultáneamente licenciada bajo una licencia Creative Commons - Atribución 4.0 Licencia Internacional CC BY, que permite que otros compartan el trabajo con un reconocimiento de la autoría del mismo y publicación inicial en esta revista.
La revista GeoGebra incentiva a que sus autores registren sus trabajos en sistemas orientados a la gestión de información y comunicación de investigadores, tales como Academia.edu, Mendeley, ResearchGate etc.