Do bolso para palma das mãos: retas e ângulos com GeoGebra Aplicativo
Keywords:
smartphones, retas paralelas cortadas por uma transversal, retas concorrentes.Abstract
Colocamo-nos a pensar em implementações de atividades nas quais o smartphone pudesse assumir o papel de recurso para produção do conhecimento, ao mesmo tempo que instiga a participação dos estudantes, gerando novas perspectivas na forma de ver a escola e as aulas de matemática. Apresenta-se neste relato o trabalho desenvolvido com estudantes do 8.º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública em que foi possível explorar, conjecturar e realizar descobertas relacionadas ao estudo de retas paralelas cortadas por uma transversal com GeoGebra aplicativo instalado nos smartphones dos próprios discentes. Em síntese, evidenciam-se as várias etapas que compõem a situação pedagógica, destacando os registros produzidos pelos estudantes. Elaborou-se um conjunto de tarefas (veja apêndice) em que professor e alunos pudessem interagir e construir conceitos.
Downloads
Metrics
References
ASSIS, A. R.; HENRIQUE, M. P.; BAIRRAL, M. A. Captura e análise de interações em telas sensíveis ao toque. In: VII Sipem. Foz do Iguaçu, 2018.
BAIRRAL, M.; ASSIS, A. R.; SILVA, B. C. da. Mãos em ação em dispositivos touchscreen na educação matemática. Seropédica: Edur, 2015.
DUARTE, R. C. B. C. Utilização do GeoGebra, de smartphone e de reflexões escritas na construção de conceitos relacionados a retas paralelas cortadas por uma transversal. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Seropédica: UFRRJ/PPGEduCIMAT, 2018.
HENRIQUE, M. P.; BAIRRAL, M. Retas que se cortam e dedos que se movem com dispositivos de geometria dinâmica. Educação Matemática Pesquisa, 2018 (prelo).
HENRIQUE, M. P. GeoGebra no Clique e na palma das mãos: Contribuições de uma dinâmica de aula para Construção de Conceitos Geométricos com Alunos do Ensino Fundamental. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Seropédica: UFRRJ/PPGEduCIMAT, 2017. Disponível em: <http://cursos.ufrrj.br/posgraduacao/ppgeducimat/dissertacoes/>. Último acesso: 20 dez. 2018.
MOURA, A. M. C. Tecnologias Móveis: aprendizagem baseada em projetos. In: MIGUÉNS, M. Aprendizagem, TIC e Redes Digitais. Seminários e Colóquios: CNE – Conselho Nacional de Educação, p. 78-98, 2017.
PAVANELLO, R. M. Por que Ensinar/aprender Geometria? In: VII Encontro Paulista de Educação Matemática. 2004. Anais.... Disponível em: <http://miltonborba.org/CD/Interdisciplinaridade/Anais_VII_EPEM/mesas_redondas/>. Último acesso: 09 nov. 2018.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Submission, processing, and publication of articles sent to the journal and registration of the DOI at Crossref is free of charge.
Authors retain their copyright and grant the journal the right of first publication of their article, which is simultaneously licensed under a Creative Commons - Attribution 4.0 International license CC BY that allows others to share the article by acknowledging its authorship and initial publication by the journal.
The GeoGebra journal encourages its authors to register their work with information and communication management systems aimed at researchers, such as Academia.edu, Mendeley, ResearchGate, etc.