Do bolso para palma das mãos: retas e ângulos com GeoGebra Aplicativo

Authors

  • Marcos Paulo Henrique Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Marcelo Almeida Bairral Universidade Federal Fluminense

Keywords:

smartphones, retas paralelas cortadas por uma transversal, retas concorrentes.

Abstract

Colocamo-nos a pensar em implementações de atividades nas quais o smartphone pudesse assumir o papel de recurso para produção do conhecimento, ao mesmo tempo que instiga a participação dos estudantes, gerando novas perspectivas na forma de ver a escola e as aulas de matemática. Apresenta-se neste relato o trabalho desenvolvido com estudantes do 8.º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública em que foi possível explorar, conjecturar e realizar descobertas relacionadas ao estudo de retas paralelas cortadas por uma transversal com GeoGebra aplicativo instalado nos smartphones dos próprios discentes. Em síntese, evidenciam-se as várias etapas que compõem a situação pedagógica, destacando os registros produzidos pelos estudantes. Elaborou-se um conjunto de tarefas (veja apêndice) em que professor e alunos pudessem interagir e construir conceitos.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biography

Marcos Paulo Henrique, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Professor da educação básica na Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro.

References

ASSIS, A. R.; HENRIQUE, M. P.; BAIRRAL, M. A. Captura e análise de interações em telas sensíveis ao toque. In: VII Sipem. Foz do Iguaçu, 2018.

BAIRRAL, M.; ASSIS, A. R.; SILVA, B. C. da. Mãos em ação em dispositivos touchscreen na educação matemática. Seropédica: Edur, 2015.

DUARTE, R. C. B. C. Utilização do GeoGebra, de smartphone e de reflexões escritas na construção de conceitos relacionados a retas paralelas cortadas por uma transversal. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Seropédica: UFRRJ/PPGEduCIMAT, 2018.

HENRIQUE, M. P.; BAIRRAL, M. Retas que se cortam e dedos que se movem com dispositivos de geometria dinâmica. Educação Matemática Pesquisa, 2018 (prelo).

HENRIQUE, M. P. GeoGebra no Clique e na palma das mãos: Contribuições de uma dinâmica de aula para Construção de Conceitos Geométricos com Alunos do Ensino Fundamental. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Seropédica: UFRRJ/PPGEduCIMAT, 2017. Disponível em: <http://cursos.ufrrj.br/posgraduacao/ppgeducimat/dissertacoes/>. Último acesso: 20 dez. 2018.

MOURA, A. M. C. Tecnologias Móveis: aprendizagem baseada em projetos. In: MIGUÉNS, M. Aprendizagem, TIC e Redes Digitais. Seminários e Colóquios: CNE – Conselho Nacional de Educação, p. 78-98, 2017.

PAVANELLO, R. M. Por que Ensinar/aprender Geometria? In: VII Encontro Paulista de Educação Matemática. 2004. Anais.... Disponível em: <http://miltonborba.org/CD/Interdisciplinaridade/Anais_VII_EPEM/mesas_redondas/>. Último acesso: 09 nov. 2018.

Published

2018-12-27

How to Cite

Henrique, M. P., & Bairral, M. A. (2018). Do bolso para palma das mãos: retas e ângulos com GeoGebra Aplicativo. Journal of the GeoGebra International Institute of São Paulo, 7(3), 49–64. Retrieved from https://revistas.pucsp.br/index.php/IGISP/article/view/39995

Issue

Section

Relatos de Experiência