Do bolso para palma das mãos: retas e ângulos com GeoGebra Aplicativo

Autores/as

  • Marcos Paulo Henrique Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Marcelo Almeida Bairral Universidade Federal Fluminense

Palabras clave:

smartphones, retas paralelas cortadas por uma transversal, retas concorrentes.

Resumen

Colocamo-nos a pensar em implementações de atividades nas quais o smartphone pudesse assumir o papel de recurso para produção do conhecimento, ao mesmo tempo que instiga a participação dos estudantes, gerando novas perspectivas na forma de ver a escola e as aulas de matemática. Apresenta-se neste relato o trabalho desenvolvido com estudantes do 8.º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública em que foi possível explorar, conjecturar e realizar descobertas relacionadas ao estudo de retas paralelas cortadas por uma transversal com GeoGebra aplicativo instalado nos smartphones dos próprios discentes. Em síntese, evidenciam-se as várias etapas que compõem a situação pedagógica, destacando os registros produzidos pelos estudantes. Elaborou-se um conjunto de tarefas (veja apêndice) em que professor e alunos pudessem interagir e construir conceitos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Marcos Paulo Henrique, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Professor da educação básica na Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro.

Citas

ASSIS, A. R.; HENRIQUE, M. P.; BAIRRAL, M. A. Captura e análise de interações em telas sensíveis ao toque. In: VII Sipem. Foz do Iguaçu, 2018.

BAIRRAL, M.; ASSIS, A. R.; SILVA, B. C. da. Mãos em ação em dispositivos touchscreen na educação matemática. Seropédica: Edur, 2015.

DUARTE, R. C. B. C. Utilização do GeoGebra, de smartphone e de reflexões escritas na construção de conceitos relacionados a retas paralelas cortadas por uma transversal. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Seropédica: UFRRJ/PPGEduCIMAT, 2018.

HENRIQUE, M. P.; BAIRRAL, M. Retas que se cortam e dedos que se movem com dispositivos de geometria dinâmica. Educação Matemática Pesquisa, 2018 (prelo).

HENRIQUE, M. P. GeoGebra no Clique e na palma das mãos: Contribuições de uma dinâmica de aula para Construção de Conceitos Geométricos com Alunos do Ensino Fundamental. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Seropédica: UFRRJ/PPGEduCIMAT, 2017. Disponível em: <http://cursos.ufrrj.br/posgraduacao/ppgeducimat/dissertacoes/>. Último acesso: 20 dez. 2018.

MOURA, A. M. C. Tecnologias Móveis: aprendizagem baseada em projetos. In: MIGUÉNS, M. Aprendizagem, TIC e Redes Digitais. Seminários e Colóquios: CNE – Conselho Nacional de Educação, p. 78-98, 2017.

PAVANELLO, R. M. Por que Ensinar/aprender Geometria? In: VII Encontro Paulista de Educação Matemática. 2004. Anais.... Disponível em: <http://miltonborba.org/CD/Interdisciplinaridade/Anais_VII_EPEM/mesas_redondas/>. Último acesso: 09 nov. 2018.

Publicado

2018-12-27

Cómo citar

Henrique, M. P., & Bairral, M. A. (2018). Do bolso para palma das mãos: retas e ângulos com GeoGebra Aplicativo. Revista Do Instituto GeoGebra Internacional De São Paulo. ISSN 2237-9657, 7(3), 49–64. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/IGISP/article/view/39995

Número

Sección

Relatos de Experiência