GeoGebra, a facilitator for teaching functions

Authors

DOI:

https://doi.org/10.23925/2237-9657.2024.v13i3p169-186

Keywords:

GeoGebra Classroom, Study of Functions, Trigonometric Functions, Didactic sequence

Abstract

This work presents a report of experiences that occurred during the implementation of a didactic sequence aimed at reviewing the functions content using digital technologies as a teaching tool in face-to-face and online classrooms. In addition to the researchers, 5 classes of students enrolled in Calculus 1, offered by the Institute of Science, Engineering and Technology (ICET) on the Mucuri Campus of UFVJM, also participated in this study. Briefly, the didactic sequence consists on presenting some basic resources of the GeoGebra.org platform in a Computer Laboratory, describing its main tools and functionalities. Students make use of these basic resources associated with problems related to the content of functions, proposed by the teacher. After applying the didactic sequence, students completed a self-evaluation questionnaire describing and analyzing the content and learningship achieved.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Jaqueline Maria da Silva, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (2002), Mestrado (2005) e Doutorado (2011) em Modelagem Computacional ambos pelo Laboratório Nacional de Computação Científica - LNCC. Pós Doutorado na Universidade de Leicester, no Reino Unido sobre Invasões Biológicas. Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e leciona na Graduação, na Especialização e no Mestrado Profissional em Matemática, o PROFMAT. Tem experiência na área de Modelagem Matemática atuando principalmente nos seguintes temas: Epidemiologia, Populações Multi-Espécies, invasões Biológicas. Transporte de Contaminantes, Ensino de Matemática e Formação Docente.

Jaime Batista de Souza, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Possui graduação em Matemática pela Fundação Educacional Nordeste Mineiro (2005), Mestrado no Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) pela UFVJM (2020). Atualmente é matemático do Instituto de Ciência, Engenharia e Tecnologia na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (Campus do Mucuri). Colabora em projeto de ensino, pesquisa e extensão com foco na utilização de TDICs como ferramenta pedagógica no ensino de matemática básica e superior, como exemplo a plataforma GeoGebra.org.  

Arildo Castelluber, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui doutorado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) (2014), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) (2003), especialização pela Faculdade da Região dos Lagos (2001), graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) (1983), graduação em Matemática pela Universidade Salgado de Oliveira (1999), licenciatura em Pedagogia pelo Instituto Superior de Educação Ateneu (2016). É subcoordenador do Curso de Licenciatura em Matemática do Ceunes/UFES. Membro presidente do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Licenciatura em Matemática do Ceunes/UFES. Membro do colegiado do curso de Licenciatura em Matemática do Ceunes/UFES. Coordenador de Estágios do curso de Licenciatura em Matemática do Ceunes/Ufes. Avaliador "ad hoc" do INEP/MEC. Atua principalmente nos seguintes temas: Matemática, Educação Matemática, Educação, História da Matemática, História da Educação Matemática e formação de professores.

References

BNCC. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br>. Acesso em: 26 fev. 2024.

CHURCHILL, Daniel. Towards a useful classification of learning objects. Educational Technology, Research and Development, p. 479-497, 2007.

DA SILVA, J. M. Uso de Videoaulas como Ferramenta para o Ensino de Cálculo. Journal Internacional de Estudos em Educação Matemática. No Prelo. 2024.

DA SILVA, J. M., JARDIM, D. F., CARIUS, A. C. O Ensino e o Aprendizado de conceitos de Cálculo usando modelos matemáticos e ferramentas tecnológicas. Revista de Ensino de Engenharia. v. 35, n. 2, p. 70-80. 2016.

GEOGEBRA. About GeoGebra. Disponível em: <https://www.GeoGebra.org/about>. Acesso em: 27 fev. 2024.

GUIMARÃES, Y. A. F.; GIORDAN, M. Instrumento para construção e validação de sequências didáticas em um curso a distância de formação continuada de professores, 2011.

GIRALDO, V., CAETANO, P., MATTOS, F. Recursos Computacionais no Ensino de Matemática. Coleção PROFMAT. Rio de Janeiro. SBM. 2013.

MORY, Edna Holland. Feedback Research Revisited. In: MORY, Edna Holland. Handbook of Research for Educational Communications and Technology. [S.l.]: Association for Educational Communications and Technology, 2004.

NEPOMUCENA, T. V., SILVA, A. C., JARDIM, D. F. and SILVA. J. M. A study about teaching quadratic functions using mathematical models and free software. Journal of Physics. Conference Series (Print), v. 936: p. 012069, 2017.

NÓBREGA, J. C. C.; DANTAS, S. C. Uma Proposta de Atividade com Feedbacks Automáticos no GeoGebra. Perspectivas da Educação Matemática, v. 14, n. 34, p. 1-21, 10 abr. 2021.

OLGADO, Maicon Diego da Silva; TREVISAN, Andreia Cristina Rodrigues; TREVISAN, Eberson Paulo. O USO DE TECNOLOGIAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: uma investigação a partir da formação de professores. Eventos Pedagógicos, v. 15, n. 1, p. 121-142, 2024.

PÊCHEUX, Michel. Semântica e Discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Campinas: Editora da Unicamp, 2009.

PEREIRA, L. R., GOMES, M. G., PINHEIRO, N. N. G., SILVA, J. M. JARDIM, D. F. J. e BRITO, A. F. Usando o GeoGebra para o ensino de sólidos de revolução. Revista Ciência e Natura, Santa Maria, v.39 n.3, 2017.

PEREIRA, A. F; VAZ, H. V. C. O GeoGebra no Estudo de Funções Trigonométricas a partir da Análise Gráfica. Revista do Instituto GeoGebra de São Paulo, v. 11, n. 2, 2022.

REIS, I. M. R.; SANTOS, J. M. GeoGebra Classroom, em período de confinamento, no ensino e aprendizagem das propriedades dos quadriláteros. Revista do Instituto GeoGebra de São Paulo, v. 11, n. 1, 2022.

SENA, R. B. S. SEQUÊNCIA DIDÁTICA para o Ensino de Metodologia Científica em curso Técnico de Administração Integrado ao Nível Médio. Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica. Instituto Federal Baiano. 2021.

SOUZA, J. B. Sequências didáticas com realidade aumentada como auxílio para desenvolver a habilidade de visualização espacial. PROFMAT. UFVJM, 2020.

ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Tradução Ernani F. da F. Rosa. Porta Alegre: Editora ARTMED, 1998.

Published

2024-11-18

How to Cite

Silva, J. M. da, Souza, J. B. de, & Castelluber, A. (2024). GeoGebra, a facilitator for teaching functions. Journal of the GeoGebra International Institute of São Paulo, 13(3), 169–186. https://doi.org/10.23925/2237-9657.2024.v13i3p169-186

Issue

Section

Relatos de Experiência