GeoGebra, um facilitador para o ensino de funções
DOI:
https://doi.org/10.23925/2237-9657.2024.v13i3p169-186Palavras-chave:
GeoGebra Classroom, Estudo de Funções, Funções Trigonométricas, Sequência didáticaResumo
Este trabalho apresenta um relato de experiências ocorridas ao longo da implementação de uma sequência didática visando a revisão sobre o conteúdo de funções usando tecnologias digitais como ferramenta didática de forma presencial e online. Além dos pesquisadores investigadores, também participaram deste estudo 5 turmas com discentes matriculados na disciplina de Cálculo 1, disciplina que é ofertada pelo Instituto de Ciência, Engenharia e Tecnologia (ICET) do Campus Mucuri da UFVJM. De forma breve, a sequência didática consiste em apresentar alguns recursos básicos da plataforma GeoGebra.org em um Laboratório de Informática, descrevendo suas principais ferramentas e funcionalidades. A seguir, os estudantes fazem uso desses recursos básicos associados aos problemas relacionados ao conteúdo de funções, propostos pelo docente. Após a aplicação da sequência didática, os estudantes preencheram um questionário auto-avaliativo descrevendo e analisando o conteúdo e o aprendizado adquirido.
Downloads
Metrics
Referências
BNCC. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br>. Acesso em: 26 fev. 2024.
CHURCHILL, Daniel. Towards a useful classification of learning objects. Educational Technology, Research and Development, p. 479-497, 2007.
DA SILVA, J. M. Uso de Videoaulas como Ferramenta para o Ensino de Cálculo. Journal Internacional de Estudos em Educação Matemática. No Prelo. 2024.
DA SILVA, J. M., JARDIM, D. F., CARIUS, A. C. O Ensino e o Aprendizado de conceitos de Cálculo usando modelos matemáticos e ferramentas tecnológicas. Revista de Ensino de Engenharia. v. 35, n. 2, p. 70-80. 2016.
GEOGEBRA. About GeoGebra. Disponível em: <https://www.GeoGebra.org/about>. Acesso em: 27 fev. 2024.
GUIMARÃES, Y. A. F.; GIORDAN, M. Instrumento para construção e validação de sequências didáticas em um curso a distância de formação continuada de professores, 2011.
GIRALDO, V., CAETANO, P., MATTOS, F. Recursos Computacionais no Ensino de Matemática. Coleção PROFMAT. Rio de Janeiro. SBM. 2013.
MORY, Edna Holland. Feedback Research Revisited. In: MORY, Edna Holland. Handbook of Research for Educational Communications and Technology. [S.l.]: Association for Educational Communications and Technology, 2004.
NEPOMUCENA, T. V., SILVA, A. C., JARDIM, D. F. and SILVA. J. M. A study about teaching quadratic functions using mathematical models and free software. Journal of Physics. Conference Series (Print), v. 936: p. 012069, 2017.
NÓBREGA, J. C. C.; DANTAS, S. C. Uma Proposta de Atividade com Feedbacks Automáticos no GeoGebra. Perspectivas da Educação Matemática, v. 14, n. 34, p. 1-21, 10 abr. 2021.
OLGADO, Maicon Diego da Silva; TREVISAN, Andreia Cristina Rodrigues; TREVISAN, Eberson Paulo. O USO DE TECNOLOGIAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: uma investigação a partir da formação de professores. Eventos Pedagógicos, v. 15, n. 1, p. 121-142, 2024.
PÊCHEUX, Michel. Semântica e Discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Campinas: Editora da Unicamp, 2009.
PEREIRA, L. R., GOMES, M. G., PINHEIRO, N. N. G., SILVA, J. M. JARDIM, D. F. J. e BRITO, A. F. Usando o GeoGebra para o ensino de sólidos de revolução. Revista Ciência e Natura, Santa Maria, v.39 n.3, 2017.
PEREIRA, A. F; VAZ, H. V. C. O GeoGebra no Estudo de Funções Trigonométricas a partir da Análise Gráfica. Revista do Instituto GeoGebra de São Paulo, v. 11, n. 2, 2022.
REIS, I. M. R.; SANTOS, J. M. GeoGebra Classroom, em período de confinamento, no ensino e aprendizagem das propriedades dos quadriláteros. Revista do Instituto GeoGebra de São Paulo, v. 11, n. 1, 2022.
SENA, R. B. S. SEQUÊNCIA DIDÁTICA para o Ensino de Metodologia Científica em curso Técnico de Administração Integrado ao Nível Médio. Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica. Instituto Federal Baiano. 2021.
SOUZA, J. B. Sequências didáticas com realidade aumentada como auxílio para desenvolver a habilidade de visualização espacial. PROFMAT. UFVJM, 2020.
ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Tradução Ernani F. da F. Rosa. Porta Alegre: Editora ARTMED, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Não há cobrança de taxas para a submissão, processamento, e publicação dos trabalhos enviados à revista e registro do DOI junto à CrossRef.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista direito de primeira publicação do trabalho simultaneamente licenciado sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional license CC BY que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do mesmo e publicação inicial nessa revista.
A revista GeoGebra incentiva que seus autores cadastrem seus trabalhos em sistemas orientados à gestão de informação e comunicação de pesquisadores tais como: Academia.edu; Mendeley; ResearchGate;etc.