GeoGebra, um facilitador para o ensino de funções
DOI:
https://doi.org/10.23925/2237-9657.2024.v13i3p169-186Palabras clave:
GeoGebra Classroom, Estudo de Funções, Funções Trigonométricas, Sequência didáticaResumen
Este trabalho apresenta um relato de experiências ocorridas ao longo da implementação de uma sequência didática visando a revisão sobre o conteúdo de funções usando tecnologias digitais como ferramenta didática de forma presencial e online. Além dos pesquisadores investigadores, também participaram deste estudo 5 turmas com discentes matriculados na disciplina de Cálculo 1, disciplina que é ofertada pelo Instituto de Ciência, Engenharia e Tecnologia (ICET) do Campus Mucuri da UFVJM. De forma breve, a sequência didática consiste em apresentar alguns recursos básicos da plataforma GeoGebra.org em um Laboratório de Informática, descrevendo suas principais ferramentas e funcionalidades. A seguir, os estudantes fazem uso desses recursos básicos associados aos problemas relacionados ao conteúdo de funções, propostos pelo docente. Após a aplicação da sequência didática, os estudantes preencheram um questionário auto-avaliativo descrevendo e analisando o conteúdo e o aprendizado adquirido.
Descargas
Métricas
Citas
BNCC. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br>. Acesso em: 26 fev. 2024.
CHURCHILL, Daniel. Towards a useful classification of learning objects. Educational Technology, Research and Development, p. 479-497, 2007.
DA SILVA, J. M. Uso de Videoaulas como Ferramenta para o Ensino de Cálculo. Journal Internacional de Estudos em Educação Matemática. No Prelo. 2024.
DA SILVA, J. M., JARDIM, D. F., CARIUS, A. C. O Ensino e o Aprendizado de conceitos de Cálculo usando modelos matemáticos e ferramentas tecnológicas. Revista de Ensino de Engenharia. v. 35, n. 2, p. 70-80. 2016.
GEOGEBRA. About GeoGebra. Disponível em: <https://www.GeoGebra.org/about>. Acesso em: 27 fev. 2024.
GUIMARÃES, Y. A. F.; GIORDAN, M. Instrumento para construção e validação de sequências didáticas em um curso a distância de formação continuada de professores, 2011.
GIRALDO, V., CAETANO, P., MATTOS, F. Recursos Computacionais no Ensino de Matemática. Coleção PROFMAT. Rio de Janeiro. SBM. 2013.
MORY, Edna Holland. Feedback Research Revisited. In: MORY, Edna Holland. Handbook of Research for Educational Communications and Technology. [S.l.]: Association for Educational Communications and Technology, 2004.
NEPOMUCENA, T. V., SILVA, A. C., JARDIM, D. F. and SILVA. J. M. A study about teaching quadratic functions using mathematical models and free software. Journal of Physics. Conference Series (Print), v. 936: p. 012069, 2017.
NÓBREGA, J. C. C.; DANTAS, S. C. Uma Proposta de Atividade com Feedbacks Automáticos no GeoGebra. Perspectivas da Educação Matemática, v. 14, n. 34, p. 1-21, 10 abr. 2021.
OLGADO, Maicon Diego da Silva; TREVISAN, Andreia Cristina Rodrigues; TREVISAN, Eberson Paulo. O USO DE TECNOLOGIAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: uma investigação a partir da formação de professores. Eventos Pedagógicos, v. 15, n. 1, p. 121-142, 2024.
PÊCHEUX, Michel. Semântica e Discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Campinas: Editora da Unicamp, 2009.
PEREIRA, L. R., GOMES, M. G., PINHEIRO, N. N. G., SILVA, J. M. JARDIM, D. F. J. e BRITO, A. F. Usando o GeoGebra para o ensino de sólidos de revolução. Revista Ciência e Natura, Santa Maria, v.39 n.3, 2017.
PEREIRA, A. F; VAZ, H. V. C. O GeoGebra no Estudo de Funções Trigonométricas a partir da Análise Gráfica. Revista do Instituto GeoGebra de São Paulo, v. 11, n. 2, 2022.
REIS, I. M. R.; SANTOS, J. M. GeoGebra Classroom, em período de confinamento, no ensino e aprendizagem das propriedades dos quadriláteros. Revista do Instituto GeoGebra de São Paulo, v. 11, n. 1, 2022.
SENA, R. B. S. SEQUÊNCIA DIDÁTICA para o Ensino de Metodologia Científica em curso Técnico de Administração Integrado ao Nível Médio. Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica. Instituto Federal Baiano. 2021.
SOUZA, J. B. Sequências didáticas com realidade aumentada como auxílio para desenvolver a habilidade de visualização espacial. PROFMAT. UFVJM, 2020.
ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Tradução Ernani F. da F. Rosa. Porta Alegre: Editora ARTMED, 1998.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo. ISSN 2237-9657
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
No se cobrarán tasas de envío, procesamiento y publicación de los trabajos enviados a la revista, ni el registro del DOI en la Crossref.
Los autores mantienen sus derechos de autor y conceden a la revista el derecho a la primera publicación del trabajo, simultáneamente licenciada bajo una licencia Creative Commons - Atribución 4.0 Licencia Internacional CC BY, que permite que otros compartan el trabajo con un reconocimiento de la autoría del mismo y publicación inicial en esta revista.
La revista GeoGebra incentiva a que sus autores registren sus trabajos en sistemas orientados a la gestión de información y comunicación de investigadores, tales como Academia.edu, Mendeley, ResearchGate etc.