GeoGebra, um facilitador para o ensino de funções

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/2237-9657.2024.v13i3p169-186

Palabras clave:

GeoGebra Classroom, Estudo de Funções, Funções Trigonométricas, Sequência didática

Resumen

Este trabalho apresenta um relato de experiências ocorridas ao longo da implementação de uma sequência didática visando a revisão sobre o conteúdo de funções usando tecnologias digitais como ferramenta didática de forma presencial e online. Além dos pesquisadores investigadores, também participaram deste estudo 5 turmas com discentes matriculados na disciplina de Cálculo 1, disciplina que é ofertada pelo Instituto de Ciência, Engenharia e Tecnologia (ICET) do Campus Mucuri da UFVJM. De forma breve, a sequência didática consiste em apresentar alguns recursos básicos da plataforma GeoGebra.org em um Laboratório de Informática, descrevendo suas principais ferramentas e funcionalidades. A seguir, os estudantes fazem uso desses recursos básicos associados aos problemas relacionados ao conteúdo de funções, propostos pelo docente. Após a aplicação da sequência didática, os estudantes preencheram um questionário auto-avaliativo descrevendo e analisando o conteúdo e o aprendizado adquirido.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Jaqueline Maria da Silva, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (2002), Mestrado (2005) e Doutorado (2011) em Modelagem Computacional ambos pelo Laboratório Nacional de Computação Científica - LNCC. Pós Doutorado na Universidade de Leicester, no Reino Unido sobre Invasões Biológicas. Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e leciona na Graduação, na Especialização e no Mestrado Profissional em Matemática, o PROFMAT. Tem experiência na área de Modelagem Matemática atuando principalmente nos seguintes temas: Epidemiologia, Populações Multi-Espécies, invasões Biológicas. Transporte de Contaminantes, Ensino de Matemática e Formação Docente.

Jaime Batista de Souza, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Possui graduação em Matemática pela Fundação Educacional Nordeste Mineiro (2005), Mestrado no Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) pela UFVJM (2020). Atualmente é matemático do Instituto de Ciência, Engenharia e Tecnologia na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (Campus do Mucuri). Colabora em projeto de ensino, pesquisa e extensão com foco na utilização de TDICs como ferramenta pedagógica no ensino de matemática básica e superior, como exemplo a plataforma GeoGebra.org.  

Arildo Castelluber, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui doutorado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) (2014), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) (2003), especialização pela Faculdade da Região dos Lagos (2001), graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) (1983), graduação em Matemática pela Universidade Salgado de Oliveira (1999), licenciatura em Pedagogia pelo Instituto Superior de Educação Ateneu (2016). É subcoordenador do Curso de Licenciatura em Matemática do Ceunes/UFES. Membro presidente do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Licenciatura em Matemática do Ceunes/UFES. Membro do colegiado do curso de Licenciatura em Matemática do Ceunes/UFES. Coordenador de Estágios do curso de Licenciatura em Matemática do Ceunes/Ufes. Avaliador "ad hoc" do INEP/MEC. Atua principalmente nos seguintes temas: Matemática, Educação Matemática, Educação, História da Matemática, História da Educação Matemática e formação de professores.

Citas

BNCC. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br>. Acesso em: 26 fev. 2024.

CHURCHILL, Daniel. Towards a useful classification of learning objects. Educational Technology, Research and Development, p. 479-497, 2007.

DA SILVA, J. M. Uso de Videoaulas como Ferramenta para o Ensino de Cálculo. Journal Internacional de Estudos em Educação Matemática. No Prelo. 2024.

DA SILVA, J. M., JARDIM, D. F., CARIUS, A. C. O Ensino e o Aprendizado de conceitos de Cálculo usando modelos matemáticos e ferramentas tecnológicas. Revista de Ensino de Engenharia. v. 35, n. 2, p. 70-80. 2016.

GEOGEBRA. About GeoGebra. Disponível em: <https://www.GeoGebra.org/about>. Acesso em: 27 fev. 2024.

GUIMARÃES, Y. A. F.; GIORDAN, M. Instrumento para construção e validação de sequências didáticas em um curso a distância de formação continuada de professores, 2011.

GIRALDO, V., CAETANO, P., MATTOS, F. Recursos Computacionais no Ensino de Matemática. Coleção PROFMAT. Rio de Janeiro. SBM. 2013.

MORY, Edna Holland. Feedback Research Revisited. In: MORY, Edna Holland. Handbook of Research for Educational Communications and Technology. [S.l.]: Association for Educational Communications and Technology, 2004.

NEPOMUCENA, T. V., SILVA, A. C., JARDIM, D. F. and SILVA. J. M. A study about teaching quadratic functions using mathematical models and free software. Journal of Physics. Conference Series (Print), v. 936: p. 012069, 2017.

NÓBREGA, J. C. C.; DANTAS, S. C. Uma Proposta de Atividade com Feedbacks Automáticos no GeoGebra. Perspectivas da Educação Matemática, v. 14, n. 34, p. 1-21, 10 abr. 2021.

OLGADO, Maicon Diego da Silva; TREVISAN, Andreia Cristina Rodrigues; TREVISAN, Eberson Paulo. O USO DE TECNOLOGIAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: uma investigação a partir da formação de professores. Eventos Pedagógicos, v. 15, n. 1, p. 121-142, 2024.

PÊCHEUX, Michel. Semântica e Discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Campinas: Editora da Unicamp, 2009.

PEREIRA, L. R., GOMES, M. G., PINHEIRO, N. N. G., SILVA, J. M. JARDIM, D. F. J. e BRITO, A. F. Usando o GeoGebra para o ensino de sólidos de revolução. Revista Ciência e Natura, Santa Maria, v.39 n.3, 2017.

PEREIRA, A. F; VAZ, H. V. C. O GeoGebra no Estudo de Funções Trigonométricas a partir da Análise Gráfica. Revista do Instituto GeoGebra de São Paulo, v. 11, n. 2, 2022.

REIS, I. M. R.; SANTOS, J. M. GeoGebra Classroom, em período de confinamento, no ensino e aprendizagem das propriedades dos quadriláteros. Revista do Instituto GeoGebra de São Paulo, v. 11, n. 1, 2022.

SENA, R. B. S. SEQUÊNCIA DIDÁTICA para o Ensino de Metodologia Científica em curso Técnico de Administração Integrado ao Nível Médio. Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica. Instituto Federal Baiano. 2021.

SOUZA, J. B. Sequências didáticas com realidade aumentada como auxílio para desenvolver a habilidade de visualização espacial. PROFMAT. UFVJM, 2020.

ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Tradução Ernani F. da F. Rosa. Porta Alegre: Editora ARTMED, 1998.

Publicado

2024-11-18

Cómo citar

Silva, J. M. da, Souza, J. B. de, & Castelluber, A. (2024). GeoGebra, um facilitador para o ensino de funções. Revista Do Instituto GeoGebra Internacional De São Paulo. ISSN 2237-9657, 13(3), 169–186. https://doi.org/10.23925/2237-9657.2024.v13i3p169-186

Número

Sección

Relatos de Experiência