Uso do GeoGebra 3D como estúdio de tonalização para análise das componentes dos coeficientes de reflexão do modelo de iluminação local

Authors

  • Roberto Scalco Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia

Keywords:

geogebra 3D, modelo de iluminação local, tonalização, Criação e disponibilidade de mateirias didáticos com GeoGebra

Abstract

Este trabalho apresenta o estudo do uso da versão 5.0 beta do GeoGebra como um ambiente de estudo dos parâmetros necessários para o cálculo do modelo de iluminação local de Phong ou Blinn, aplicados à superfícies reflexivas. Com o objeto de aprendizagem gerado pelo GeoGebra é possível desenvolver um material didático que permita apresentar aos alunos os mesmos efeitos visuais obtidos pelo cálculo da iluminação incidente sobre cada ponto do modelo tridimensional, uma vez que as operações envolvidas são produtos escalares e vetoriais com os versores da fonte luminosa, normal da superfície no ponto analisado e direção do observador, além dos vetores tri cromáticos (vermelho, verde e azul) que representam as cores da fonte luminosa, ponto analisado da superfície e o resultado que será exibido ao observador.

Downloads

Metrics

PDF views
419
Jul 2012Jan 2013Jul 2013Jan 2014Jul 2014Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202649
|

Published

2012-03-12

How to Cite

Scalco, R. (2012). Uso do GeoGebra 3D como estúdio de tonalização para análise das componentes dos coeficientes de reflexão do modelo de iluminação local. Journal of the GeoGebra International Institute of São Paulo, 1(1), XVI - XXVII. Retrieved from https://revistas.pucsp.br/index.php/IGISP/article/view/8198