Funções de duas variáveis, representação gráfica e integração

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/2237-9657.2019.v8i1p047-070

Palabras clave:

Formação Contínua de Professores, Software GeoGebra, Gráficos de Funções.

Resumen

O trabalho expõe a introdução do software GeoGebra como revezamento no ensino da Representação Gráfica, Imagens de Domínios e Integração de Funções de Duas Variáveis. A experiência propõe o reconhecimento das potencialidades deste software na resolução de questões matemáticas que integrem representação gráfica em funções de duas variáveis, bem como a do domínio das mesmas e sua integração. A função de duas variáveis é conteúdo da grelha curricular do Plano de Estudos do Ensino Superior em algumas Universidades do País e o software GeoGebra oferece recursos didáticos que facilitam o seu ensino. Concretizou-se em um briefing de três reuniões, com a participação de cinco professores. A metodologia utilizada para alcançar os objetivos baseia-se no estudo de caso do tipo descritivo com análise essencialmente qualitativa.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

João Manuel Fortes Cruz, Escola Académica do Mindelo

Professor da Escola Académica do Mindelo.

Formação professional emManutenção de Equipamentos Hospitalares

Técnico de Raio-X

Citas

CARRILLO, A (2013). Nuevas opciones para trabajar con GeoGebra 4.2: Cálculo simbólico (CAS). Organización de Estados Iberoamericanos OEI: Espanha.

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=T5NbnG7N3-w (acedido em 20 de Outubro de 2016).

CARRILLO, A (2016). GeoGebra como recurso para unas nuevas matemáticas. Organización de Estados Iberoamericanos OEI: Espanha.

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=sND4Kwlutjs (acedido em 20 de Outubro de 2016).

DOS SANTOS, J. (2013) GeoGebra 5.0 Beta - Da Esfera ao Nosso Planeta.... MinhoMat2013 – Escola EB 3/S de Arcos de Valdevez, 26 de Janeiro. Acedido a 13-02-2013 em:www.GeoGebra.org.pt/ficheiros_on_line/video/conf_MinhoMat2013.mov, e em http://www.GeoGebratube.org/student/m30800 .

DOS SANTOS, J. TROCADO, A. (2015). GeoGebra as a Learning Mathematical Environment, in 7th International Workshop on Mathematical e-Learning. Universidade Aberta, 8 and 9 of June.

DOS SANTOS, J. (2013 a). GeoGebra 3D, para a aprendizagem da geometria tridimensional na disciplina de Matemática A, num 10o ano de escolaridade, em Portugal. Jornadas da Associação Catalã de GeoGebra. Universidad Pompeu fabra.

DOS SANTOS, J. TROCADO, A. (2008) Estudo de isometrias com o GeoGebra como abordagem possível para o 1o e 2o Ciclo do Ensino Básico no contexto do reajustamento do Programa de Matemática do Ensino Básico. Sessão Pratica, MinhoMat 2008. Vila Verde. Acedido a 23-01-2013 em: http://www.GeoGebra.org.pt/images/arquivos/minhomat_2008/MinhoMat_2008.pdf.

HOHENWARTER, M., & PREINER, J. (2007). Dynamic Mathematics With GeoGebra. Disponível em: http://www.maa.org/joma/Volume7/Hohenwarter/index.html (acedido em 17 de Abril de 2012).

SILVEIRA, A. (2015). O GeoGebra na formação e aprendizagem de transformações geométricas isométricas no plano euclidiano. Tese de doutoramento. Aveiro: Universidade de Aveiro.

SILVEIRA, A. & Cabrita, I. (2013). O GeoGebra como ferramenta de apoio à aprendizagem significativa das Transformações Geométricas Isométricas no plano euclidiano. Indagatio Didactica, 5(1), 149-170.

SILVEIRA, A. & CABRITA, I. (2012). GeoGebra: uma alternativa para o ensino e aprendizagem da Geometria. I WorkShop Internacional sobre o ensino da Língua Portuguesa, Matemática e Disciplinas Afins. Praia: Universidade de Cabo Verde.

SILVEIRA, A. & CABRITA, I. (2012). Oficina de formação para Professores dos Ensinos Básico e Secundário: Geometria e potencialidades do GeoGebra. I WorkShop Internacional sobre o ensino da Língua Portuguesa, Matemática e Disciplinas Afins. Praia: Universidade de Cabo Verde.

Publicado

2019-06-27

Cómo citar

Fortes Cruz, J. M. (2019). Funções de duas variáveis, representação gráfica e integração. Revista Do Instituto GeoGebra Internacional De São Paulo. ISSN 2237-9657, 8(1), 47–70. https://doi.org/10.23925/2237-9657.2019.v8i1p047-070

Número

Sección

Relatos de Experiência