A Transposição Didática na criação de estratégias para a utilização do GeoGebra

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/2237-9657.2020.v9i1p59-75

Palabras clave:

Transposição Didática, Funções, GeoGebra.

Resumen

RESUMO

Este trabalho apresenta o conteúdo da palestra online apresentada pela autora e está inserida no contexto de outras palestras realizadas cujos temas são apresentados nos outros artigos deste número da revista. Esta palestra apresentou uma proposta extraída de uma pesquisa já consolidada e que foi construída com base na Transposição Didática de Yves Chevallard. O estudo de funções foi o conteúdo matemático explorado no GeoGebra. A apresentação teve como objetivo evidenciar a importância de se considerar aspectos teóricos e metodológicos nas estratégias pedagógicas adotadas para a utilização das tecnologias digitais.

Palavras-chave: Transposição Didática; Funções; GeoGebra.

 

RESUMEN

Este trabajo presenta el contenido de la conferencia en línea presentada por la autora y se inserta en el contexto de otras conferencias realizadas cuyos temas se presentan en otros artículos de este número de la revista. Esta conferencia presentó una propuesta extraída de una investigación ya consolidada y que fue construida en base a la Transposición Didáctica de Yves Chevallard. El estudio de funciones fue el contenido matemático explorado en GeoGebra. La presentación tuvo como objetivo resaltar la importancia de considerar aspectos teóricos y metodológicos en las estrategias pedagógicas adoptadas para el uso de tecnologías digitales.

Palabras claves: Transposición didáctica; Funciones; GeoGebra.

 

ABSTRACT

This paper presents the content of the online lecture presented by the author and is inserted in the context of other lectures held whose themes are presented in the other articles of this issue of the journal. This lecture presented a proposal extracted from an already consolidated research that was built based on Yves Chevallard's Didactic Transposition. The study of functions was the mathematical content explored in GeoGebra. The presentation aimed to highlight the importance of considering theoretical and methodological aspects in pedagogical strategies adopted for the use of digital technologies.

Keywords: Didactic Transposition; Functions; GeoGebra.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Celina A. A. Pereira Abar, PUC-SP

Doutora em Lógica Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1985). Especialista em Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação (PUC-SP 2000); em Design Instrucional para Educação On-Line (UFJF 2007) e em Ambientes virtuais de Aprendizagem (OEI 2010). Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1973), Mestrado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1979). Professora titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo atuando na graduação, no Programa de Estudos Pós-graduados em Educação Matemática da PUC-SP. Coordenadora do Instituto GeoGebra de São Paulo. Tem experiência na área de Educação a distância, Tecnologia aplicada à Educação. Editora da Revistas do Instituto GeoGebra de São Paulo e da Revista UNION- Revista Iberoamericana de Educación Matemática – FISEM.

Citas

Alves Filho, J. P. (2000). Regras da Transposição Didática Aplicadas ao Laboratório Didático. Caderno Catarinense de Ensino de Física, 17 (2), 44-58.

Balacheff, N. (1991). Contribution de la didactique et de l'épistémologie aux recherches en EIAO, actes des 13ème Journées Francophones sur l'Informatique, Formation Intelligemment Assitée par Ordinateur, Genève, 9-38.

Chevallard, Y. (1991). La Transpostion Didactique - du savoir savant au savoir enseigné. La Pensee Sauvage Éditions, Grenoble.

Chevallard, Y. e Johsua, M-A. (1982). Un exemple d’analyse de la transposition didactique – La notion de distance. Recherches en Didactique des mathematiques, 3 (2), 157-239.

CREEM. (1992). Centre de Recherche et d’Expérimentation pour l’Enseignement des Mathemátiques. Activités Mathemátiques avec Imagiciels. Fonctions Numériques. France: Ministère de L’Education nationale et de la Culture.

D'amore, B. (2007). Elementos de Didática da Matemática. São Paulo: Editora da Livraria da Física.

Hohenwarter, M. (2007). Geogebra Quickstart: Guía Rápida de Referência sobre GeoGebra. Disponível em http://www.essl.edu.pt/Dep/Mat/ano%2011/geometria/manual_geogebra.pdf

Instituto GeoGebra São Paulo. (2020a). Triângulo em um Quadrado. [Libro GeoGebra]. Em repositório de materiais didáticos do GeoGebra. Disponível em https://www.geogebra.org/m/fMEsdZ63#material/NShSbhsv

Instituto GeoGebra São Paulo. (2020b). Caminho em um Triângulo. [Libro GeoGebra]. Em repositório de materiais didáticos do GeoGebra. Disponível em https://www.geogebra.org/m/fMEsdZ63#material/Qe4Z6YTS

Instituto GeoGebra São Paulo. (2020c). Caminho em um triângulo 2. [Libro GeoGebra]. Em repositório de materiais didáticos do GeoGebra. Disponível em https://www.geogebra.org/m/fMEsdZ63#material/h9Xgx2bp

Instituto GeoGebra São Paulo. (2020d). Quadrados Coloridos - 1. [Libro GeoGebra]. Em repositório de materiais didáticos do GeoGebra. Disponível em https://www.geogebra.org/m/fMEsdZ63#material/szGnzrUV

Instituto GeoGebra São Paulo (2020e). Quadrados Coloridos - 2 [Libro GeoGebra]. Em repositório de materiais didáticos do GeoGebra. Disponível em https://www.geogebra.org/m/fMEsdZ63#material/Fwkv99Jd

Instituto GeoGebra São Paulo. (2020f). Quadrados Coloridos - 3. [Libro GeoGebra]. Em repositório de materiais didáticos do GeoGebra. Disponível em https://www.geogebra.org/m/fMEsdZ63#material/PatEjPFp

Martins, L. P. (2006). Análise da Dialética Ferramenta-Objeto na construção do conceito de função.

Palis, G. de L. R. O. (2010). Conhecimento tecnológico, pedagógico e do conteúdo do professor de Matemática. Educação Matemática Pesquisa. São Paulo, 12(3), 432- 451.

Silva, H. N. (2017). Estudo de função: uma proposta de reconstrução de atividades do Imagiciel mediadas pelo GeoGebra. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.

Publicado

2020-04-19

Cómo citar

Abar, C. A. A. P. (2020). A Transposição Didática na criação de estratégias para a utilização do GeoGebra. Revista Do Instituto GeoGebra Internacional De São Paulo. ISSN 2237-9657, 9(1), 59–75. https://doi.org/10.23925/2237-9657.2020.v9i1p59-75

Número

Sección

Coloquio de la Comunidad GeoGebra Latinoamericana