GeoGebra como instrumento auxiliar no estudo da propriedade refletora das cónicas: caso elipse.
Palabras clave:
GeoGebra, elipse, propriedade refletoraResumen
Este trabalho destaca o papel instrumental do GeoGebra no ensino/aprendizagem da Geometria Analítica plana e destina-se tanto aos estudantes do 1º ano do Curso de Licenciatura em Matemática, como aos alunos de Ensino Secundário nas suas atividades extracurriculares. A abordagem teórica e a apresentação no GeoGebra são feitas com o propósito de melhorar a compreensão dos conteúdos programáticos. O dinamismo do Software permite: i) economizar tempo nas construções geométricas, ii) visualizá-las passo a passo e, ainda, iii) explorar as suas conjeturas. Por fim, tecem-se algumas considerações e recomendações para e na utilização do GeoGebra no ensino/aprendizagem da Matemática.
Descargas
Métricas
Citas
AFONSO, A., HALL, A. MARTINS, R. A. (2013). GeoGebra na construção de módulos dinâmicos interativos de apoio ao ensino do cálculo de áreas. Magazine N 5, Indagatio Didactica, CIDFF, (Julho, 2013), Portugal. Vol. 5, No 1, pp. 171-183, www.ua.pt/cidtff.
BECLEMISHEV, D.V. (1971). Curso de geometria analítica e álgebra linear. Nauka. Moscovo. (Em russo)
BILOUSSOVA, V. P., ILHIN, I. G., SERGUNOVA, O. P., KOTLOVA, B. M. (1973). Geometria analítica. Editora Escola Superior. Kiev. (Em ucraniano)
COBB, P., CONFREY, J., DISESSA, A., LEHRER, R., & SCHAUBLE, L. (2003). Design experiments in educational research. Educational Researcher, AERA, (Janeiro-Fevereiro, 2003), Vol. 32, No. 1, pp. 9-13.
EFIMOV, N.V. (1954). Breve curso da geometria analítica. Editora publica da bibliografia técnico-teórica. Moscovo. (em russo)
GERTHSEN, CHR., KNESER, H.O. (1973). Física. Fundação Calouste Gulbenkian. Lisboa.
ISOTANI, S. e BRANDÃO, L.O. (2013). O papel do professor e do aluno frente ao uso de um software de geometria interativa: iGeom. Bolema: Boletim de Educação Matemática. Rio Claro (SP), Vol.27, No.45, pp. 165-192, http://dx.doi.org/10.1590/S0103-636X2013000100009 (ISSN 0103-636X)
KLETENIK, D. (1979). Problemas de geometria analítica. Quinta reimpresión. Moscou: Editorial Mir, 1979. (Traduzido de russo para espanhol).
KINDERSLEY, D. (2002). Explora a ciência em acção. Civilização, editores. L. da. Porto.
KOLL, M. O. (2010). Vygotsky: Aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio-histórico. Scipione. São Paulo.
MOREIRA, A. (1975). Física Básica. Fundação Calouste Gulbenkian. Lisboa.
FURTADO, N. V. K. D. E FURTADO, J. D. (2015). Das Deficiências curriculares às Olimpíadas Disciplinares no Ensino Secundário em Cabo Verde. Revista Científica Vozes dos Vales – UFVJM – MG – Brasil – No 07 – Ano IV – 05/2015, www.ufvjm.edu.br/vozes.
POSTNIKOV, M. (1988). Lições de Geometria. Primeiro semestre. Geometria Analítica. Naúka. Editora Mir. Moscou.
SILVA, L. G., VALADARES, J. (1977). Física. V - Óptica. Curso complementar do Ensino Secundário. Curso propedêutico. Livraria Popular de Francisco Franco. Lisboa.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
No se cobrarán tasas de envío, procesamiento y publicación de los trabajos enviados a la revista, ni el registro del DOI en la Crossref.
Los autores mantienen sus derechos de autor y conceden a la revista el derecho a la primera publicación del trabajo, simultáneamente licenciada bajo una licencia Creative Commons - Atribución 4.0 Licencia Internacional CC BY, que permite que otros compartan el trabajo con un reconocimiento de la autoría del mismo y publicación inicial en esta revista.
La revista GeoGebra incentiva a que sus autores registren sus trabajos en sistemas orientados a la gestión de información y comunicación de investigadores, tales como Academia.edu, Mendeley, ResearchGate etc.