GeoGebra como instrumento auxiliar no estudo da propriedade refletora das cónicas: caso elipse.

Authors

  • Natalia Victorovna Kôrmysheva Dias Furtado Universidade de Cabo Verde
  • Tetyana Victorovna Kôrmysheva Mendes Gonçalves Universidade de Cabo Verde

Keywords:

GeoGebra, elipse, propriedade refletora

Abstract

Este trabalho destaca o papel instrumental do GeoGebra no ensino/aprendizagem da Geometria Analítica plana e destina-se tanto aos estudantes do 1º ano do Curso de Licenciatura em Matemática, como aos alunos de Ensino Secundário nas suas atividades extracurriculares. A abordagem teórica e a apresentação no GeoGebra são feitas com o propósito de melhorar a compreensão dos conteúdos programáticos. O dinamismo do Software permite: i) economizar tempo nas construções geométricas, ii) visualizá-las passo a passo e, ainda, iii) explorar as suas conjeturas. Por fim, tecem-se algumas considerações e recomendações para e na utilização do GeoGebra no ensino/aprendizagem da Matemática.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biography

Natalia Victorovna Kôrmysheva Dias Furtado, Universidade de Cabo Verde

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Álgebra, Lógica

References

AFONSO, A., HALL, A. MARTINS, R. A. (2013). GeoGebra na construção de módulos dinâmicos interativos de apoio ao ensino do cálculo de áreas. Magazine N 5, Indagatio Didactica, CIDFF, (Julho, 2013), Portugal. Vol. 5, No 1, pp. 171-183, www.ua.pt/cidtff.

BECLEMISHEV, D.V. (1971). Curso de geometria analítica e álgebra linear. Nauka. Moscovo. (Em russo)

BILOUSSOVA, V. P., ILHIN, I. G., SERGUNOVA, O. P., KOTLOVA, B. M. (1973). Geometria analítica. Editora Escola Superior. Kiev. (Em ucraniano)

COBB, P., CONFREY, J., DISESSA, A., LEHRER, R., & SCHAUBLE, L. (2003). Design experiments in educational research. Educational Researcher, AERA, (Janeiro-Fevereiro, 2003), Vol. 32, No. 1, pp. 9-13.

EFIMOV, N.V. (1954). Breve curso da geometria analítica. Editora publica da bibliografia técnico-teórica. Moscovo. (em russo)

GERTHSEN, CHR., KNESER, H.O. (1973). Física. Fundação Calouste Gulbenkian. Lisboa.

ISOTANI, S. e BRANDÃO, L.O. (2013). O papel do professor e do aluno frente ao uso de um software de geometria interativa: iGeom. Bolema: Boletim de Educação Matemática. Rio Claro (SP), Vol.27, No.45, pp. 165-192, http://dx.doi.org/10.1590/S0103-636X2013000100009 (ISSN 0103-636X)

KLETENIK, D. (1979). Problemas de geometria analítica. Quinta reimpresión. Moscou: Editorial Mir, 1979. (Traduzido de russo para espanhol).

KINDERSLEY, D. (2002). Explora a ciência em acção. Civilização, editores. L. da. Porto.

KOLL, M. O. (2010). Vygotsky: Aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio-histórico. Scipione. São Paulo.

MOREIRA, A. (1975). Física Básica. Fundação Calouste Gulbenkian. Lisboa.

FURTADO, N. V. K. D. E FURTADO, J. D. (2015). Das Deficiências curriculares às Olimpíadas Disciplinares no Ensino Secundário em Cabo Verde. Revista Científica Vozes dos Vales – UFVJM – MG – Brasil – No 07 – Ano IV – 05/2015, www.ufvjm.edu.br/vozes.

POSTNIKOV, M. (1988). Lições de Geometria. Primeiro semestre. Geometria Analítica. Naúka. Editora Mir. Moscou.

SILVA, L. G., VALADARES, J. (1977). Física. V - Óptica. Curso complementar do Ensino Secundário. Curso propedêutico. Livraria Popular de Francisco Franco. Lisboa.

Published

2018-02-22

How to Cite

Furtado, N. V. K. D., & Mendes Gonçalves, T. V. K. (2018). GeoGebra como instrumento auxiliar no estudo da propriedade refletora das cónicas: caso elipse. Revista Do Instituto GeoGebra Internacional De São Paulo, 7(1), 70–83. Retrieved from https://revistas.pucsp.br/index.php/IGISP/article/view/34652