O Jogo Múltiplos e Divisores: uma abordagem híbrida para encontrar o caminho máximo

Autores/as

  • Daniele Simas Pereira Alves SEMED - São Gonçalo
  • Alexandre de Matos Teixeira Núcleo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Matemática (NEPEM), Colégio Pedro II - RJ
  • João Domingos Gomes da Silva Junior Núcleo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Matemática (NEPEM), Colégio Pedro II - RJ
  • Liliana Manuela Gaspar da Costa Núcleo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Matemática (NEPEM), Colégio Pedro II - RJ

DOI:

https://doi.org/10.23925/2237-9657.2023.v12i1p090-106

Palabras clave:

geogebra, jogo, múltiplos, divisores, grafos

Resumen

O estado de ensino remoto emergencial fez com que jogos eletrônicos disponíveis em repositórios na internet ganhassem mais espaço no apoio das aulas. O jogo Múltiplos e Divisores, desenvolvido no GeoGebra, é um exemplo interessante para uso no Ensino Fundamental. A determinação da quantidade máxima de números que podem ser retirados, de acordo com as regras propostas, gerou algumas questões teóricas aliadas à ingênua ludicidade do jogo. Serão mostrados aspectos dessas sequências e formuladas perguntas sobre os assuntos subjacentes, cujas respostas serão obtidas por duas abordagens complementares. O caminho máximo para a versão reduzida desse recurso didático é encontrado por meio computacional aplicado à Teoria dos Grafos

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Publicado

2023-06-06

Cómo citar

Simas Pereira Alves, D., Teixeira, A. de M., Silva Junior, J. D. G. da, & da Costa, L. M. G. (2023). O Jogo Múltiplos e Divisores: uma abordagem híbrida para encontrar o caminho máximo. Revista Do Instituto GeoGebra Internacional De São Paulo. ISSN 2237-9657, 12(1), 090–106. https://doi.org/10.23925/2237-9657.2023.v12i1p090-106

Número

Sección

Artigos