O Jogo Múltiplos e Divisores: uma abordagem híbrida para encontrar o caminho máximo
DOI:
https://doi.org/10.23925/2237-9657.2023.v12i1p090-106Palabras clave:
geogebra, jogo, múltiplos, divisores, grafosResumen
O estado de ensino remoto emergencial fez com que jogos eletrônicos disponíveis em repositórios na internet ganhassem mais espaço no apoio das aulas. O jogo Múltiplos e Divisores, desenvolvido no GeoGebra, é um exemplo interessante para uso no Ensino Fundamental. A determinação da quantidade máxima de números que podem ser retirados, de acordo com as regras propostas, gerou algumas questões teóricas aliadas à ingênua ludicidade do jogo. Serão mostrados aspectos dessas sequências e formuladas perguntas sobre os assuntos subjacentes, cujas respostas serão obtidas por duas abordagens complementares. O caminho máximo para a versão reduzida desse recurso didático é encontrado por meio computacional aplicado à Teoria dos Grafos
Descargas
Métricas
Citas
AIRES, F. C. Introdução à teoria dos números. Fortaleza, EdUECE. 2ª ed. 2015. ISBN: 978-85-7826-397-3.
BALTAZAR, R.; PEREIRA, L. O estudo de Grafos: uma proposta investigativa. Educação Matemática e Pesquisa, São Paulo, v. 20, n. 2, p. 334-348, 2018.
BOALER, J. MENTE SEM BARREIRAS: as chaves para destravar seu potencial ilimitado de aprendizagem. Porto Alegre, Penso, 2020.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. 3. ed. Brasília: MEC, 1998
BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Ensino Médio e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacional para o Ensino Médio (PCNEM): Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília. MEC, 2000.
CARDOSO, B. N. Grafos Eulerianos na educação básica. 2017. Dissertação (Mestrado.em Matemática) – Departamento de Matemática, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
MERRIS, Russel. Graph Theory. Wiley-Interscience Series in Discrete Mathematics and Optimization. John Wiley & Sons, United States. 2001.
MÜLLER, J. G.; BAIER, T. TEORIA DOS GRAFOS: uma possibilidade pedagógica para o Ensino Fundamental. EM TEIA: Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, v. 12, n. 1, 2021.
SWART, Edward. R. (1980), The philosophical implications of the four-color problem, Mathematical Association of America. American Mathematical Monthly, v. 87, p. 697–702, Nov. 1980.
VIEIRA, G.; ALEVATTO, N.S.G. Tecendo relações entre resolução de problemas e investigações matemáticas nos anos finais do ensino fundamental. In: ENCONTRO DE PRODUÇÃO DISCENTE PUCSP, 2012, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: PUCSP, 1994. p. 1-13. Disponível em: <http://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/epd/article/view/515> Acesso em 10 de fevereiro de 2022.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo. ISSN 2237-9657
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
No se cobrarán tasas de envío, procesamiento y publicación de los trabajos enviados a la revista, ni el registro del DOI en la Crossref.
Los autores mantienen sus derechos de autor y conceden a la revista el derecho a la primera publicación del trabajo, simultáneamente licenciada bajo una licencia Creative Commons - Atribución 4.0 Licencia Internacional CC BY, que permite que otros compartan el trabajo con un reconocimiento de la autoría del mismo y publicación inicial en esta revista.
La revista GeoGebra incentiva a que sus autores registren sus trabajos en sistemas orientados a la gestión de información y comunicación de investigadores, tales como Academia.edu, Mendeley, ResearchGate etc.