Uma técnica simples de animação de Morphing no GeoGebra usando Combinações Lineares Convexas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/2237-9657.2025.v14i1p257-266

Palabras clave:

Animación, GeoGebra, combinación lineal convexa, morphing.

Resumen

Entre os muitos atributos do GeoGebra, o recurso de gerar animações se destaca. Neste texto apresentamos por meio de alguns exemplos, como o conceito de combinação linear convexa se constitui em uma técnica simples e poderosa de se gerar animações do tipo morphing, onde os objetos se transformam gradualmente de uma configuração para outra. Combinações lineares convexas são uma aplicação prática e visualmente atraente de combinações lineares, destacando-se pela sua versatilidade e elegância matemática, o que as torna úteis em diversas áreas e valiosas para ensinar conceitos abstratos de forma tangível.

Biografía del autor/a

Humberto José Bortolossi, Universidade Federal Fluminense

Universidade Federal Fluminense

Luciana Prado Mouta Pena, Universidade Federal Fluminense

Universidade Federal Fluminense

Citas

ABU, N. A.; HASSAN, M. D.; SAHIB, S. Mathematical animations: the art of teaching. In: Frontiers In Education Conference (FIE), 31., Reno, NV. Anais [...]. Reno: IEEE, p. S1C-10–S1C-15, 2001.

ALTIPARMAK, K. Impact of computer animations in cognitive learning: differentiation. International Journal of Mathematical Education in Science and Technology, v. 45, n. 8, p. 1146-1166, Nov. 2014.

AMUNDSEN, M. L. J. Is animation in education effective? A look into educators’ perspective and Human-Computer Interaction. 2024. Dissertação (Mestrado em Informática) – University of Oslo, Department of Informatics, Faculty of Mathematics and Natural Sciences, Oslo, 2024.

ARI, E. F. et al. The influence of animation media in understanding fractions in mathematics. In: International Conference on Science, Education and Technology 2024, Semarang: Universitas Negeri Semarang, Semarang. Anais, p. 21-27, 2024.

BARBOSA, S. M. O software GeoGebra e as possibilidades do trabalho com animação. Revista do Instituto GeoGebra de São Paulo, São Paulo, v. 2, n. 1, p. 22-32, 2013.

BASNIAK, M. I. A construção de cenários animados no GeoGebra e o ensino e a aprendizagem de funções. Revista do Instituto GeoGebra de São Paulo, São Paulo, v. 9, n. 1, p. 43-58, 2020.

BORTOLOSSI, H. J. Cálculo diferencial a várias variáveis: uma introdução à teoria de otimização. 618 p., Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio; São Paulo: Loyola, 2002.

BORTOLOSSI, H. J.; FIGUEIREDO, J. O. de. Coordenadas baricêntricas: uma introdução com ênfase na geometria moderna do triângulo. 1. ed. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Matemática, 2017. Disponível em: <http://www.professores.imuff.mat.br/hjbortol/arquivo/2017.1/cms/cms-coordenadas-baricentricas.pdf>. Acesso em: 3 set. 2024.

HÖFFLER, T.N.; LEUTNER, D. Instructional animation versus static pictures: A meta-analysis. Learning and Instruction, v. 17, n. 6, p. 722-738, 2007.

JANCHESKI, M. GeoGebra animations, simulations and computer games in teaching and learning physics. In: 13th International Technology, Education and Development Conference (INTED). Proceedings [...]. Valencia: IATED, 2019. p. 7613-7623, 2019.

LOWE, R., SCHNOTZ, W. Learning with animation: Research implications for design. Cambridge: Cambridge University Press, 2008.

MOLINARI, J. R. A.; RETSLAFF, F. M. de S. Curvas de Bézier no software GeoGebra e suas aplicações. Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo, v. 8, n. 2, p. 026–043, 2019. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/IGISP/article/view/41161. Acesso em: 27 set. 2024.

PRAUTZSCH, H.; BOEHM, W.; PALUSZNY, M. Bézier and B-Spline Techniques. Berlin; Heidelberg: Springer-Verlag, 2002.

TVERSKY, B.; MORRISON, J. B.; BETRANCOURT, M. Animation: can it facilitate? International Journal of Human-Computer Studies, v. 57, p. 247-262, 2002. DOI:10.1006/ijhc.1017. Disponível em: <https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1071581902910177>. Acesso em: 31 mar. 2025.

VALDEZ, A.; TRUJILLO, K.; WIBURG, K. Math Snacks: Using Animations and Games to Fill the Gaps in Mathematics. Journal of Curriculum and Teaching, v. 2, n. 2, p. 154-161, 2013.

Publicado

2025-06-08

Cómo citar

Bortolossi, H. J., & Pena, L. P. M. (2025). Uma técnica simples de animação de Morphing no GeoGebra usando Combinações Lineares Convexas. Revista Do Instituto GeoGebra Internacional De São Paulo. ISSN 2237-9657, 14(1), 257–266. https://doi.org/10.23925/2237-9657.2025.v14i1p257-266

Número

Sección

Propuestas de acción