Potencialidades, realidades e perspectivas da utilização do GeoGebra em cursos de Licenciatura e de Bacharelado em Matemática: o caso da UFOP

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/2237-9657.2025.v14i1p095-119

Palabras clave:

Software GeoGebra, Licenciatura em Matemática, Bacharelado em Matemática

Resumen

Este artigo apresenta uma pesquisa que investigou as potencialidades, as realidades e as perspectivas de utilização do software GeoGebra na formação inicial de professores e de bacharéis em Matemática. A metodologia contemplou um mapeamento de pesquisas correlatas, a análise documental do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e a realização de entrevistas com coordenadores e professores dos cursos de Licenciatura e de Bacharelado em Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). A análise dos dados apontou que: existem múltiplas potencialidades de utilização do GeoGebra nos processos de ensino e aprendizagem; que os PPC mostram uma realidade ainda distante da exploração de todas as potencialidades, ainda que os coordenadores e professores as reconheçam; que existem perspectivas de troca de experiências entre professores que podem contribuir para transformar as realidades observadas.

Biografía del autor/a

Cyndi Menezes Pimentel, Secretaria do Estado de Educação

Professora da Secretaria do Estado de Educação (SEE-MG), Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil

Frederico da Silva Reis, Universidade Federal de Ouro Preto

Departamento de Matemática - Área de Educação Matemática

Eder Marinho Martins, Universidade Federal de Ouro Preto

Professor Associado da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil.

Citas

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Publicado

2025-06-08

Cómo citar

Pimentel, C. M., Reis, F. da S., & Martins, E. M. (2025). Potencialidades, realidades e perspectivas da utilização do GeoGebra em cursos de Licenciatura e de Bacharelado em Matemática: o caso da UFOP. Revista Do Instituto GeoGebra Internacional De São Paulo. ISSN 2237-9657, 14(1), 095–119. https://doi.org/10.23925/2237-9657.2025.v14i1p095-119

Número

Sección

Artigos