Potencialidades, realidades e perspectivas da utilização do GeoGebra em cursos de Licenciatura e de Bacharelado em Matemática: o caso da UFOP
DOI:
https://doi.org/10.23925/2237-9657.2025.v14i1p095-119Palabras clave:
Software GeoGebra, Licenciatura em Matemática, Bacharelado em MatemáticaResumen
Este artigo apresenta uma pesquisa que investigou as potencialidades, as realidades e as perspectivas de utilização do software GeoGebra na formação inicial de professores e de bacharéis em Matemática. A metodologia contemplou um mapeamento de pesquisas correlatas, a análise documental do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e a realização de entrevistas com coordenadores e professores dos cursos de Licenciatura e de Bacharelado em Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). A análise dos dados apontou que: existem múltiplas potencialidades de utilização do GeoGebra nos processos de ensino e aprendizagem; que os PPC mostram uma realidade ainda distante da exploração de todas as potencialidades, ainda que os coordenadores e professores as reconheçam; que existem perspectivas de troca de experiências entre professores que podem contribuir para transformar as realidades observadas.
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