O GeoGebra na prática pedagógica dos professores de matemática: reflexões a partir dos registros de egressos de cursos

Autores/as

  • Cristiane Rodrigues de Jesus Universidade Federal do Paraná Secretaria de Estado da Educação do Paraná
  • Emerson Rolkouski Universidade Federal do Paraná

Palabras clave:

Educação Matemática, Formação continuada de professores, GeoGebra.

Resumen

Esse artigo tem como objetivo promover uma reflexão sobre as formas de uso/integração do GeoGebra na prática pedagógica de professores de matemática da rede pública paranaense participantes de dois cursos de formação continuada:  a “Oficina GeoGebra", ofertada pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná em 2010 e o curso de extensão universitária "Integração de Tecnologias nas aulas de matemática" ofertado pela Universidade Federal do Paraná em 2011. Por meio de pesquisa documental, utilizou-se como fonte de dados, além de estudos e documentos oficiais, registros dos professores participantes dos cursos. A partir da análise dos dados, observou-se a necessidade de uma formação continuada que evidencie as possibilidades proporcionadas pelo software ao utilizar-se dos recursos dinâmicos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Cristiane Rodrigues de Jesus, Universidade Federal do Paraná Secretaria de Estado da Educação do Paraná

Mestranda em Educação em Ciências e em Matemática pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), bolsista do Programa de Fomento à Pós-Graduação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (PROF/CAPES). Técnica pedagógica do Portal Dia a Dia Educação - Diretoria de Tecnologias Educacionais (DITEC) - Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED-PR).

Emerson Rolkouski, Universidade Federal do Paraná

Doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista de Rio Claro (UNESP), Professor do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e em Matemática da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Publicado

2012-03-22

Cómo citar

Jesus, C. R. de, & Rolkouski, E. (2012). O GeoGebra na prática pedagógica dos professores de matemática: reflexões a partir dos registros de egressos de cursos. Revista Do Instituto GeoGebra Internacional De São Paulo. ISSN 2237-9657, 1(1), 144–159. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/IGISP/article/view/8331