Visualização geométrica em lixeiras
DOI:
https://doi.org/10.23925/2237-9657.2024.v13i3p065-084Palavras-chave:
geometria, visualização, criatividade, GeoGebraResumo
Neste trabalho, trazemos uma pesquisa qualitativa de cunho teórico que teve por objetivo analisar imagens de lixeiras vistas e fotografadas em um ambiente de uma cidade do estado do Rio Grande do Sul. Em tais objetos concretos do mundo real, o investigador constatou representações de entes envolvendo formas geométricas, as quais podem ser exploradas para o ensino e a aprendizagem de Geometria. A análise desses objetos foi conectada àqueles constantes da literatura matemática, os quais fazem parte dos Currículos dos Cursos. Metodologicamente, trata-se de uma investigação em que recorremos ao software Geogebra para possibilitar que os aspectos visualizados de forma intuitiva pelo observador-pesquisador pudessem ser confirmados possibilitando registros que facilitariam o processo de compreensão e formalização de certos conceitos envolvidos. Concluímos que habilidades visuais podem proporcionar o desenvolvimento de pensamento.
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