Visualização geométrica em lixeiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2237-9657.2024.v13i3p065-084

Palavras-chave:

geometria, visualização, criatividade, GeoGebra

Resumo

Neste trabalho, trazemos uma pesquisa qualitativa de cunho teórico que teve por objetivo analisar imagens de lixeiras vistas e fotografadas em um ambiente de uma cidade do estado do Rio Grande do Sul. Em tais objetos concretos do mundo real, o investigador constatou representações de entes envolvendo formas geométricas, as quais podem ser exploradas para o ensino e a aprendizagem de Geometria. A análise desses objetos foi conectada àqueles constantes da literatura matemática, os quais fazem parte dos Currículos dos Cursos. Metodologicamente, trata-se de uma investigação em que recorremos ao software Geogebra para possibilitar que os aspectos visualizados de forma intuitiva pelo observador-pesquisador pudessem ser confirmados possibilitando registros que facilitariam o processo de compreensão e formalização de certos conceitos envolvidos. Concluímos que habilidades visuais podem proporcionar o desenvolvimento de pensamento.

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Biografia do Autor

José Carlos Pinto Leivas, Universidade Franciscana

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e MatemáticaDoutor em Educação - Linha de Educação Matemática- UFPR.

Mestre em Mat Pura e Aplicada - UFSC

Especialista em Análise Matemática - UFPEL

Licenciado em Matemática - UCPEL.

Professor Titular aposentada do FURG;

Ex professor da UCPEL e ULBRA.

Atualmente professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e de Matemática da UFN.

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Publicado

2024-11-18

Como Citar

Leivas, J. C. P. (2024). Visualização geométrica em lixeiras. Revista Do Instituto GeoGebra Internacional De São Paulo, 13(3), 065–084. https://doi.org/10.23925/2237-9657.2024.v13i3p065-084