Construção Do Conceito de Integral Dupla Usando o Software GeoGebra
DOI:
https://doi.org/10.23925/2237-9657.2025.v14i1p177-188Palavras-chave:
GeoGebra, Integral dupla, Tecnologias digitaisResumo
O avanço das tecnologias digitais e a intensificação do seu uso no ambiente educacional têm impulsionado novas formas de ensinar e aprender matemática, especialmente em contextos que exigem alto nível de abstração, como o Cálculo Diferencial e Integral. Neste cenário, o software GeoGebra se destaca como uma ferramenta eficaz por permitir a construção, visualização e manipulação de objetos matemáticos de forma dinâmica e interativa. Este artigo apresenta duas construções no GeoGebra voltadas à compreensão do conceito de integral dupla sobre regiões retangulares. As construções ilustram graficamente a definição formal da integral por meio da soma dupla de Riemann, proporcionando uma experiência visual e exploratória do volume de sólidos limitados por superfícies em três dimensões.
Referências
Alves, F. (2012). Engenharia didática para a construção de gráficos no cálculo: experiência num curso de Licenciatura em Matemática. In: Anais do V Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (p. 1–21). Petrópolis, RJ.
Amorim, F. V., Sousa, G. C. de, & Salazar, J. V. (2011). Atividades com GeoGebra para o ensino de cálculo. In: Anais da XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática (p. 1–12). Recife, PE. Disponível em https://xiii.ciaem-redumate.org/index.php/xiii_ciaem/xiii_ciaem/paper/viewFile/1649/749. Acesso em 04/03/2025.
Borba, M. C. (1999). Tecnologias informáticas na educação matemática e reorganização do pensamento. In: M. A. V. Bicudo (Org.), Pesquisa em educação matemática: concepções e perspectivas (p. 285–295). São Paulo, SP: UNESP.
Borba, M. C., & Villarreal, M. E. (2005). Tecnologias digitais e a reconfiguração do conhecimento: implicações para a educação matemática. Campinas, SP: Papirus.
Fernandes, S. H. S. (2007). O ensino da integral definida: uma abordagem por meio da visualização e da modelagem matemática (Dissertação de Mestrado). Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, SP.
Gerhardt, T. E., & Silveira, D. T. (2009). Métodos de pesquisa. Porto Alegre, RS: Editora da UFRGS.
Gravina, M. A., & Santarosa, L. M. (1998). A aprendizagem da matemática em ambientes informatizados. In: Anais do IV Congresso RIBIE. Brasília, DF.
Moran, J. M. (2006). Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias audiovisuais e telemáticas. In: J. M. Moran, M. T. Masetto & M. A. Behrens (Orgs.), Novas tecnologias e mediação pedagógica (10ª ed., p. 11–65). Campinas, SP: Papirus.
Sousa, G. C. de, Amorim, F. V., & Salazar, J. V. (2011). Atividades com GeoGebra para o ensino de cálculo. In: Anais da XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática. Recife, PE.
Stewart, J. (2013). Cálculo: volume 2 (7. ed.). São Paulo, SP: Cengage Learning.
Tall, D. (Org.). (1991). Advanced mathematical thinking. New York: Kluwer Academic Publishers.
Tall, D. (2013). How humans learn to think mathematically: Exploring the three worlds of mathematics. Cambridge, UK: Cambridge University Press.
Valente, J. A. (1999). O computador na sociedade do conhecimento. Campinas, SP: UNICAMP/NIED.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Não há cobrança de taxas para a submissão, processamento, e publicação dos trabalhos enviados à revista e registro do DOI junto à CrossRef.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista direito de primeira publicação do trabalho simultaneamente licenciado sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional license CC BY que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do mesmo e publicação inicial nessa revista.
A revista GeoGebra incentiva que seus autores cadastrem seus trabalhos em sistemas orientados à gestão de informação e comunicação de pesquisadores tais como: Academia.edu; Mendeley; ResearchGate;etc.
10.23925