Ensino de língua materna e Análise de Discurso Crítica

Autores

  • Viviana Cristina Vieira Sebba Ramalho Universidade de Brasília - UnB

Palavras-chave:

Discurso, Poder, Ideologia, Ensino de língua materna, Práticas de estágio supervisionado

Resumo

Neste trabalho, levantamos reflexões sobre potencias contribuições da Análise de Discurso Crítica para práticas de ensino-aprendizagem de português como língua materna. Partindo de uma experiência de pesquisa-ação com estudantes de Estágio Supervisionado em Português na Universidade de Brasília, discutimos alguns (des)caminhos na formação de educadores/as capazes de analisar criticamente os discursos que circulam em nossa sociedade, de promover a consciência linguística crítica e, sobretudo, de refletir sobre suas próprias práticas docentes.

Downloads

Metrics

PDF views
1,145
Jul 2012Jan 2013Jul 2013Jan 2014Jul 2014Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 2026105
|

Biografia do Autor

Viviana Cristina Vieira Sebba Ramalho, Universidade de Brasília - UnB

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UnB) Depto. de Linguística, Português e Línguas Clássicas (LIP) Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL)

Publicado

2012-06-28

Como Citar

Ramalho, V. C. V. S. (2012). Ensino de língua materna e Análise de Discurso Crítica. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 7(1), Port. 178–198 / Eng. 173. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/8840

Edição

Seção

Artigos