Ensino de língua materna e Análise de Discurso Crítica

Autores

  • Viviana Cristina Vieira Sebba Ramalho Universidade de Brasília - UnB

Palavras-chave:

Discurso, Poder, Ideologia, Ensino de língua materna, Práticas de estágio supervisionado

Resumo

Neste trabalho, levantamos reflexões sobre potencias contribuições da Análise de Discurso Crítica para práticas de ensino-aprendizagem de português como língua materna. Partindo de uma experiência de pesquisa-ação com estudantes de Estágio Supervisionado em Português na Universidade de Brasília, discutimos alguns (des)caminhos na formação de educadores/as capazes de analisar criticamente os discursos que circulam em nossa sociedade, de promover a consciência linguística crítica e, sobretudo, de refletir sobre suas próprias práticas docentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Viviana Cristina Vieira Sebba Ramalho, Universidade de Brasília - UnB

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UnB) Depto. de Linguística, Português e Línguas Clássicas (LIP) Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL)

Publicado

2012-06-28

Como Citar

Ramalho, V. C. V. S. (2012). Ensino de língua materna e Análise de Discurso Crítica. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 7(1), Port. 178–198 / Eng. 173. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/8840

Edição

Seção

Artigos