Ensino de língua materna e Análise de Discurso Crítica

Auteurs-es

  • Viviana Cristina Vieira Sebba Ramalho Universidade de Brasília - UnB

Mots-clés :

Discurso, Poder, Ideologia, Ensino de língua materna, Práticas de estágio supervisionado

Résumé

Neste trabalho, levantamos reflexões sobre potencias contribuições da Análise de Discurso Crítica para práticas de ensino-aprendizagem de português como língua materna. Partindo de uma experiência de pesquisa-ação com estudantes de Estágio Supervisionado em Português na Universidade de Brasília, discutimos alguns (des)caminhos na formação de educadores/as capazes de analisar criticamente os discursos que circulam em nossa sociedade, de promover a consciência linguística crítica e, sobretudo, de refletir sobre suas próprias práticas docentes.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Metrics

Chargements des mesures ...

Biographie de l'auteur-e

Viviana Cristina Vieira Sebba Ramalho, Universidade de Brasília - UnB

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UnB) Depto. de Linguística, Português e Línguas Clássicas (LIP) Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL)

Publié-e

2012-06-28

Comment citer

Ramalho, V. C. V. S. (2012). Ensino de língua materna e Análise de Discurso Crítica. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 7(1), Port. 178–198 / Eng. 173. Consulté à l’adresse https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/8840

Numéro

Rubrique

Artigos