Letramento na contemporaneidade

Auteurs-es

  • Angela Del Carmen Bustos Romero de Kleiman UNICAMP

Mots-clés :

Letramento escolar, Cultura digital, Multimodalidade

Résumé

Neste trabalho examino a relação entre letramento e contemporaneidade, tomando como base para a discussão o letramento no mundo escolar e sua relação com os letramentos de outras instituições do mundo contemporâneo, a fim de determinar as relações entre as finalidades contemporâneas da leitura e da escrita (em outras palavras, o que significa ser letrado na contemporaneidade) e as práticas mobilizadas e as atividades realizadas na escola para atingir essas finalidades. Através de diversos exemplos de situações de ensino e de aprendizagem, são discutidas práticas de letramento digital e textos multimodais, os multiletramentos das culturas impressa e digital, mantendo como pano de fundo da discussão os objetivos e funções do letramento escolar e a formação do professor que quer efetivamente atuar como agente de letramento do mundo contemporâneo.

 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Metrics

Chargements des mesures ...

Biographie de l'auteur-e

Angela Del Carmen Bustos Romero de Kleiman, UNICAMP

Possui graduação em Letras pela Universidade de Chile (1967), Mestrado em Lingüística (1969); PhD em Lingüística (1974) ambos pela University of Illinois; pós-doutorado no Center for the Study of Reading na University of Illinois e na University. of Georgia (1982-1983). Atualmente é Professor Titular, colaboradora aposentada na Universidade Estadual de Campinas. Coordenou a implantação, em 1982, do Departamento de Linguística Aplicada no Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp, e dos cursos de Mestrado e Doutorado do Departamento.Tem experiência na área de Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, EJA, formação do professor de língua materna e letramento. Nessas áreas, publicou e organizou os seguintes livros e coletâneas: Leitura: Ensino e Pesquisa (1989, 2011); Texto e Leitor: Aspectos cognitivos da leitura (1989, 15ª ed. 2013); Oficina de Leitura, (1993, 15ª ed. 2013), Leitura e Interdisciplinaridade: Tecendo redes nos projetos da escola (1999, 2009, com Silvia Moraes), Preciso ensinar o letramento? Não basta ensinar a ler e escrever? (2005, 2010); Oficina de Gramática. Metalinguagem para principiantes (2012, com Cida Sepulveda), Também organizou várias coletâneas que reúnem trabalhos importantes nas suas áreas de atuação: Os significados do letramento (1995, 2012); A Formação do Professor. Perspectivas da Linguística Aplicada (2001, 2009), O ensino e a formação do professor (2000, com I. Signorini); Letramento e Formação do Professor. Práticas discursivas, representações e construção do saber (2005, 2009, com Maria de Lourdes M. Matencio); Linguística Aplicada: suas faces e interfaces (2007, com M. Cavalcanti); Letramentos Múltiplos: agentes, práticas e representações (2008, com Maria Do Socorro Oliveira).

Publié-e

2014-11-21

Comment citer

Kleiman, A. D. C. B. R. de. (2014). Letramento na contemporaneidade. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 9(2), Port. 72–91 / Eng. 78. Consulté à l’adresse https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/19986

Numéro

Rubrique

Artigos