Realidade virtual, literatura e educação: narrativas imersivas para crianças e jovens
Mots-clés :
Literatura infantojuvenil, Realidade virtual cinematográfica, Pistas diegéticas, Narrativa digital, Ambientes imersivosRésumé
Neste artigo, trazemos uma reflexão sobre o potencial das tecnologias de Realidade Virtual (RV) para a criação e a adaptação de histórias destinadas ao público infantil e adolescente, focando nas particularidades de seus protocolos de uso. Iniciamos apresentando as narrativas em RV e sua relação com o campo da literatura infantojuvenil. Logo, são apresentados os vídeos em 360º endereçados a crianças e jovens, bem como os protocolos de leitura e engajamento que emergem de suas particularidades. Partindo do campo da Realidade Virtual Cinematográfica (RVC), discutimos os principais desafios impostos por essa mídia para a fruição de obras imersivas, baseados na análise da obra Invasion!, produzida pelo estúdio Baobab. No contexto da obra analisada, concluímos que tanto a produção quanto a recepção de narrativas em RV pressupõem um gerenciamento da visão e do foco atencional dos observadores, considerando os protocolos de leitura já apreendidos e naturalizados através de outras mídias.
Téléchargements
Références
BINDMAN, Samantha et al. Am I a Bunny? The Impact of High and Low Immersion Platforms and Viewers’ Perceptions of Role on Presence, Narrative Engagement, and Empathy during an Animated 360° Video. Proceedings of the 2018 CHI Conference on Human Factors in Computing Systems - CHI ’18. In: THE 2018 CHI CONFERENCE. Montreal QC, Canada: ACM Press, 2018. Disponível em: http://dl.acm.org/citation.cfm?doid=3173574.3174031. Acesso em: 10 abr. 2020.
BOLTER, Jay David; ENGBERG, Maria; MACINTYRE, Blair. Reality Media: Augmented and Virtual Reality. Cambridge, MA: MIT Press, 2021.
CHARNAY, Thierry. Les désastreuses aventures pédagogiques des schémas narratifs. Revista de Literatura Comparada Infantil y Juvenil. Investigación en Educación 4, p. 102-114, 2019. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7717163. Acesso em: 19 out. 2023.
CHARTIER, Roger. Do livro à leitura. In: CHARTIER, Roger (org). Práticas da leitura. Tradução de Cristiane Nascimento. Introdução de Alcir Pécora. 5ª ed. São Paulo: Estação Liberdade, 2011. p. 77-106.
COOVER, Robert. Cave Writing: Noves aventures a Mot-Town Diumenge 19, 12.00h. Palestra apresentada no KOSMOPOLIS. Festa Internacional de la Literatura del 14 al 19 de setembre de 2004 Barcelona – CCCB. Disponível em: http://www.cccb.org/rcs_gene/robert_coover.pdf. Acesso em: 06 mai. 2023.
DOOLEY, Kath. Cinematic Virtual Reality: A Critical Study of 21st Century Approaches and Practices. California: Palgrave Macmillan, 2021.
GENETTE, Gerard. Figuras III. Tradução de Carlos Manzano. Barcelona: Editorial Lúmen, 1989.
HENRIKSON, Rorik. et al. Multi-Device Storyboards for Cinematic Narratives in VR. Proceedings of the 29th Annual Symposium on User Interface Software and Technology - UIST ’16. In: The 29th Annual Symposium. Tokyo, Japan: ACM Press, 2016. Disponível em: http://dl.acm.org/citation.cfm?doid=2984511.2984539. Acesso em: 5 mar. 2020.
HUTCHEON, Linda. A Theory of Adaptation. New York; London: Routledge, 2006.
INVASION! Eric Darnell. Estados Unidos: Baobab Studio, 2016. Digital/Online (6 minutos).
KURWINKEL, Tobias. Picturebooks and Movies. In: KÜMMERLING-MEIBAUER, Bettina. The Routledge Companion to Picturebooks. Nova York; Londres: Routlegde, 2018, p. 325-335.
LARIVAILLE, Paul. L’analyse (morpho) logique du récit. Poétique, n. 19, p. 128, set. 1974.
LARIVAILLE, Paul; GENOT, Gerard. Style narratif, Rhétorique, Tradition sur le Novellino. Revue Romane, v. 19, n. 2, 1984.
MATEER, John. Directing for Cinematic Virtual Reality: How the Traditional Film Director’s Craft Applies to Immersive Environments and Notions of Presence. Journal of Media Practice, v. 18, n. 1, p. 14-25, 2017. DOI: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/14682753.2017.1305838. Acesso em: 30 abr. 2019.
MURRAY, Janet H. Hamlet on the Holodeck: The Future of Narrative in Cyberspace. New York: The Free Press, 2016.
NICOLAE, Dana Florentina. Spectators’ Experience of 2D Film versus Virtual Reality Cinematic Film. International Journal on Stereo & Immersive Media, v. 2, n. 1, p. 78 87, 2018. Disponível em: https://revistas.ulusofona.pt/index.php/stereo/article/view/6633/4015. Acesso em: 16 mar. 2020.
NIELSEN, Lasse et al. Missing the Point: An Exploration of How to Guide Users’ Attention during Cinematic Virtual Reality. Proceedings of the 22nd ACM Conference on Virtual Reality Software and Technology. Anais [...] In: VRST ’16: 22TH ACM SYMPOSIUM ON VIRTUAL REALITY SOFTWARE AND TECHNOLOGY. Munich Germany: ACM, 2 nov. 2016. Disponível em: https://dl.acm.org/doi/10.1145/2993369.2993405. Acesso em: 18 fev. 2022.
PENG, Cheng; XIAOTONG, Liang. Analysis of Artistic Language in the Virtual Reality Design. Proceedings of the International Conference on Video and Image Processing. Anais [...] In: ICVIP 2017: INTERNATIONAL CONFERENCE ON VIDEO AND IMAGE PROCESSING. Singapore: ACM, 27 dez. 2017. Disponível em: https://dl.acm.org/doi/10.1145/3177404.3177446. Acesso em: 16 mar. 2020.
TELLES, Luís Fernando Prado. A narrativa que vende: a narrativa como mercadoria e como propaganda. Letras, Santa Maria, v. 26, n. 53, p. 13-43, jul./dez. 2016. DOI: https://doi.org/10.5902/2176148525075. Acesso em: 06 mai. 2023.
THOMPSON, John B. Book Wars: The Digital Revolution in Publishing. Medford: Polity Press, 2021.
TYDECKS, Johanna. Picturebooks and Adaptations of World Literature. In: KÜMMERLING-MEIBAUER, Bettina. The Routledge Companion to Picturebooks. Nova York; Londres: Routlegde, 2018. p. 485-494.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso 2024

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Les auteurs concèdent à la revue tous les droits d’auteurs en ce qui concernent les travaux publiés. Les concepts émis dans les articles signés sont d’absolue et exclusive responsabilité de leurs auteurs.