Realidade virtual, literatura e educação: narrativas imersivas para crianças e jovens

Autores

  • Roberta Gerling Moro Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Edgar Roberto Kirchof Universidade Luterana do Brasil

Palavras-chave:

Literatura infantojuvenil, Realidade virtual cinematográfica, Pistas diegéticas, Narrativa digital, Ambientes imersivos

Resumo

Neste artigo, trazemos uma reflexão sobre o potencial das tecnologias de Realidade Virtual (RV) para a criação e a adaptação de histórias destinadas ao público infantil e adolescente, focando nas particularidades de seus protocolos de uso. Iniciamos apresentando as narrativas em RV e sua relação com o campo da literatura infantojuvenil. Logo, são apresentados os vídeos em 360º endereçados a crianças e jovens, bem como os protocolos de leitura e engajamento que emergem de suas particularidades. Partindo do campo da Realidade Virtual Cinematográfica (RVC), discutimos os principais desafios impostos por essa mídia para a fruição de obras imersivas, baseados na análise da obra Invasion!, produzida pelo estúdio Baobab. No contexto da obra analisada, concluímos que tanto a produção quanto a recepção de narrativas em RV pressupõem um gerenciamento da visão e do foco atencional dos observadores, considerando os protocolos de leitura já apreendidos e naturalizados através de outras mídias.

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Biografia do Autor

Roberta Gerling Moro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Informática na Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação (PPGIE) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2023). Mestra em Educação (2018) e licenciada em Artes Visuais pela Universidade Luterana do Brasil (2015). Integra o o Núcleo de Estudos e Pesquisa em Cultura Escrita Digital (NEPCED/UFMG) desde 2017. Atualmente atua como professora de Artes do Município de Osório/RS, além de dedicar ao estudo da realidade virtual e a arte, cultura digital, arte digital e literatura digital infantil. Paralelamente às atividades de pesquisa, desenvolve trabalhos artísticos voltados para o ambiente virtual. Tem experiência em docência no ensino superior em EAD, tendo realizado oficinas voluntárias em escolas para turmas do ensino fundamental voltadas para a aprendizagem do desenho e pintura digital para dispositivos móveis e, também, em ações de extensão para a formação de professores e uso de tecnologias digitais. Realizou estágio de pesquisa no Departamento de Mídias e Estudos Culturais na Universidade de Bonn com bolsa DAAD/Alemanha, de setembro de 2021 a março de 2022.

Edgar Roberto Kirchof, Universidade Luterana do Brasil

Possui graduação em Letras (Português/Alemão) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1995), graduação em Teologia pela Escola Superior de Teologia (1998), mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1997) e doutorado em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001), tendo realizado um Pós-Doutorado em Estética e Biossemiótica na Universidade de Kassel, Alemanha (2005). É bolsista produtividade pelo CNPq, membro do CA de Ciências Humanas e Sociais da FAPERGS e editor da Revista Textura. Atualmente é professor adjunto da Universidade Luterana do Brasil, atuando, como docente e pesquisador, no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) e como docente no Curso de Letras. Seus principais temas de pesquisa são as relações entre a Literatura, a Cultura Digital e a questão das Diferenças, com foco na Literatura infanto-juvenil. Atua nas seguintes áreas: Teoria da Literatura, Semiótica, Estudos Culturais e Educação.

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Publicado

2024-08-14

Como Citar

Gerling Moro, R., & Kirchof, E. R. (2024). Realidade virtual, literatura e educação: narrativas imersivas para crianças e jovens . Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 19(3). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/64043

Edição

Seção

Artigos