<strong>UM ACERVO FOTOGRÁFICO E SUAS POSSIBILIDADES DE PESQUISA EM CURRÍCULOS</strong>

Autores

  • Nilda Alves UERJ
  • Maria da Conceição Soares UERJ
  • Nívea Andrade

Palavras-chave:

fotografias – narrativas – currículos – universidades – cotidianos

Resumo

Narrando uma experiência de pesquisa com o acervo fotográfico de J. Vitalino, fotógrafo oficial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) entre 1976 e 2008, este artigo busca analisar algumas possibilidades de pesquisa na relação currículos e imagens. A base teórica está em Certeau (1994), Kossoy (1999), Barthes (2006), Sontag (2004) e outros. As ideias formuladas em discussões sobre este autores foram atravessadas por conversas com o próprio fotógrafo e com alguns antigos funcionários da Universidade que possibilitaram o desenvolvimento de narrativas com as fotografias selecionadas. Nesses processos, busca-se contribuir para as pesquisas nos/dos/com os cotidianos em educação, compreendendo aquelas fotografias a partir de uma multiplicidade de possibilidades que indicam a ambiguidade tantos das fotografias como das narrativas tecidas com elas. Diferentes conhecimentos e significações em torno da história da UERJ e de espaçostempos de processos curriculares foram sendo organizados. Defendemos, assim, que as fotografias são documentos ambíguos de cotidianos ambíguos, que contêm em si realidades e ficções, vivências e prospecções, revelações e ocultações (Martins, 2008) e que, portanto, como adverte Kossoy (2007), não devem ser tomados dogmaticamente como uma verdade histórica. As narrativas aqui produzidas sobre a UERJ através dos usos destas fotografias, permitem compreender algumas das diferentes universidades dentro da Universidade.

Biografia do Autor

Nilda Alves, UERJ

Professora titular da UERJ, Programa de Pós-graduação em Educação (ProPEd) Líder do Grupo de Pesquisa (GRPESQ) “Currículos, redes educativas e imagens” Pesquisadora 1 A, no CNPq e Cientista do nosso Estado, na FAPERJ ANDRADE, Nívea Bolsista ProDoc/Faperj, atuando no ProPEd Participante do GRPESQ “Currículos, redes educativas e imagens”

Maria da Conceição Soares, UERJ

Professora Adjunta da Faculdade de Educação/UERJ, ProPEd Participante do GRPESQ “Currículos, redes educativas e imagens”

Nívea Andrade

Bolsista ProDoc/Faperj, atuando no ProPEd. Participante do GRPESQ “Currículos, redes educativas e imagens”

Downloads

Publicado

2012-08-31

Edição

Seção

Dossiê Temático - "CURRÍCULO: POLÍTICAS E COTIDIANOS"