<strong>UM ACERVO FOTOGRÁFICO E SUAS POSSIBILIDADES DE PESQUISA EM CURRÍCULOS</strong>

Autores

  • Nilda Alves UERJ
  • Maria da Conceição Soares UERJ
  • Nívea Andrade

Palavras-chave:

fotografias – narrativas – currículos – universidades – cotidianos

Resumo

Narrando uma experiência de pesquisa com o acervo fotográfico de J. Vitalino, fotógrafo oficial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) entre 1976 e 2008, este artigo busca analisar algumas possibilidades de pesquisa na relação currículos e imagens. A base teórica está em Certeau (1994), Kossoy (1999), Barthes (2006), Sontag (2004) e outros. As ideias formuladas em discussões sobre este autores foram atravessadas por conversas com o próprio fotógrafo e com alguns antigos funcionários da Universidade que possibilitaram o desenvolvimento de narrativas com as fotografias selecionadas. Nesses processos, busca-se contribuir para as pesquisas nos/dos/com os cotidianos em educação, compreendendo aquelas fotografias a partir de uma multiplicidade de possibilidades que indicam a ambiguidade tantos das fotografias como das narrativas tecidas com elas. Diferentes conhecimentos e significações em torno da história da UERJ e de espaçostempos de processos curriculares foram sendo organizados. Defendemos, assim, que as fotografias são documentos ambíguos de cotidianos ambíguos, que contêm em si realidades e ficções, vivências e prospecções, revelações e ocultações (Martins, 2008) e que, portanto, como adverte Kossoy (2007), não devem ser tomados dogmaticamente como uma verdade histórica. As narrativas aqui produzidas sobre a UERJ através dos usos destas fotografias, permitem compreender algumas das diferentes universidades dentro da Universidade.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Nilda Alves, UERJ

Professora titular da UERJ, Programa de Pós-graduação em Educação (ProPEd) Líder do Grupo de Pesquisa (GRPESQ) “Currículos, redes educativas e imagens” Pesquisadora 1 A, no CNPq e Cientista do nosso Estado, na FAPERJ ANDRADE, Nívea Bolsista ProDoc/Faperj, atuando no ProPEd Participante do GRPESQ “Currículos, redes educativas e imagens”

Maria da Conceição Soares, UERJ

Professora Adjunta da Faculdade de Educação/UERJ, ProPEd Participante do GRPESQ “Currículos, redes educativas e imagens”

Nívea Andrade

Bolsista ProDoc/Faperj, atuando no ProPEd. Participante do GRPESQ “Currículos, redes educativas e imagens”

Downloads

Publicado

2012-08-31

Como Citar

Alves, N., Soares, M. da C., & Andrade, N. (2012). <strong>UM ACERVO FOTOGRÁFICO E SUAS POSSIBILIDADES DE PESQUISA EM CURRÍCULOS</strong>. Revista E-Curriculum, 8(2). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/10983

Edição

Seção

Dossiê Temático - "CURRÍCULO: POLÍTICAS E COTIDIANOS"