<strong>UM ACERVO FOTOGRÁFICO E SUAS POSSIBILIDADES DE PESQUISA EM CURRÍCULOS</strong>

Authors

  • Nilda Alves UERJ
  • Maria da Conceição Soares UERJ
  • Nívea Andrade

Keywords:

fotografias – narrativas – currículos – universidades – cotidianos

Abstract

Narrando uma experiência de pesquisa com o acervo fotográfico de J. Vitalino, fotógrafo oficial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) entre 1976 e 2008, este artigo busca analisar algumas possibilidades de pesquisa na relação currículos e imagens. A base teórica está em Certeau (1994), Kossoy (1999), Barthes (2006), Sontag (2004) e outros. As ideias formuladas em discussões sobre este autores foram atravessadas por conversas com o próprio fotógrafo e com alguns antigos funcionários da Universidade que possibilitaram o desenvolvimento de narrativas com as fotografias selecionadas. Nesses processos, busca-se contribuir para as pesquisas nos/dos/com os cotidianos em educação, compreendendo aquelas fotografias a partir de uma multiplicidade de possibilidades que indicam a ambiguidade tantos das fotografias como das narrativas tecidas com elas. Diferentes conhecimentos e significações em torno da história da UERJ e de espaçostempos de processos curriculares foram sendo organizados. Defendemos, assim, que as fotografias são documentos ambíguos de cotidianos ambíguos, que contêm em si realidades e ficções, vivências e prospecções, revelações e ocultações (Martins, 2008) e que, portanto, como adverte Kossoy (2007), não devem ser tomados dogmaticamente como uma verdade histórica. As narrativas aqui produzidas sobre a UERJ através dos usos destas fotografias, permitem compreender algumas das diferentes universidades dentro da Universidade.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Nilda Alves, UERJ

Professora titular da UERJ, Programa de Pós-graduação em Educação (ProPEd) Líder do Grupo de Pesquisa (GRPESQ) “Currículos, redes educativas e imagens” Pesquisadora 1 A, no CNPq e Cientista do nosso Estado, na FAPERJ ANDRADE, Nívea Bolsista ProDoc/Faperj, atuando no ProPEd Participante do GRPESQ “Currículos, redes educativas e imagens”

Maria da Conceição Soares, UERJ

Professora Adjunta da Faculdade de Educação/UERJ, ProPEd Participante do GRPESQ “Currículos, redes educativas e imagens”

Nívea Andrade

Bolsista ProDoc/Faperj, atuando no ProPEd. Participante do GRPESQ “Currículos, redes educativas e imagens”

Published

2012-08-31

How to Cite

Alves, N., Soares, M. da C., & Andrade, N. (2012). <strong>UM ACERVO FOTOGRÁFICO E SUAS POSSIBILIDADES DE PESQUISA EM CURRÍCULOS</strong>. Revista E-Curriculum, 8(2). Retrieved from https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/10983

Issue

Section

Dossiê Temático - "CURRÍCULO: POLÍTICAS E COTIDIANOS"