JUVENTUDE NEGRA E ENSINO MÉDIO: UMA DISCUSSÃO PARA A AGENDA DAS POLÍTICAS AFIRMATIVAS

Autores

  • Ramon de Oliveira Univesidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave:

Negros, Ensino Médio, Políticas Afirmativas

Resumo

Considerando que as políticas de inclusão de jovens negros no ensino superior requerem melhor desempenho dos candidatos nos processos avaliativos e seletivos, argumenta-se que há um equívoco das atuais políticas afirmativas em priorizarem a entrada no ensino superior, secundarizando a defesa da conclusão de um ensino médio com melhor qualidade para tais jovens. Nesse sentido, destaca-se a urgência da implementação de políticas asseguradoras de uma escola de ensino médio de tempo integral, bem como a existência de mecanismos de financiamento dos estudantes visando à sua permanência na escola. Conclui-se que a implementação de políticas de bolsas no ensino médio pode assegurar aos jovens um melhor aproveitamento da escola e possibilitar que eles se mobilizem no sentido de fazerem da escola um espaço que, de fato, atenda aos seus interesses.

Biografia do Autor

Ramon de Oliveira, Univesidade Federal de Pernambuco

Doutor em Educação. Professor Associado da Universidade Federal de Pernambuco. Pesquisador do CNPq

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Publicado

2015-06-30

Edição

Seção

Artigos