JUVENTUDE NEGRA E ENSINO MÉDIO: UMA DISCUSSÃO PARA A AGENDA DAS POLÍTICAS AFIRMATIVAS

Autores/as

  • Ramon de Oliveira Univesidade Federal de Pernambuco

Palabras clave:

Negros, Ensino Médio, Políticas Afirmativas

Resumen

Considerando que as políticas de inclusão de jovens negros no ensino superior requerem melhor desempenho dos candidatos nos processos avaliativos e seletivos, argumenta-se que há um equívoco das atuais políticas afirmativas em priorizarem a entrada no ensino superior, secundarizando a defesa da conclusão de um ensino médio com melhor qualidade para tais jovens. Nesse sentido, destaca-se a urgência da implementação de políticas asseguradoras de uma escola de ensino médio de tempo integral, bem como a existência de mecanismos de financiamento dos estudantes visando à sua permanência na escola. Conclui-se que a implementação de políticas de bolsas no ensino médio pode assegurar aos jovens um melhor aproveitamento da escola e possibilitar que eles se mobilizem no sentido de fazerem da escola um espaço que, de fato, atenda aos seus interesses.

Biografía del autor/a

Ramon de Oliveira, Univesidade Federal de Pernambuco

Doutor em Educação. Professor Associado da Universidade Federal de Pernambuco. Pesquisador do CNPq

Publicado

2015-06-30

Número

Sección

Artigos