<strong>FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM CONEXÕES INTERCULTURAIS NO FACEBOOK: PLURALIDADE DE SENTIDOS E SIGNIFICADOS SOBRE TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO</strong>
Palavras-chave:
Facebook, Formação Continuada de Professores, Professores indígenas e não indígenas, Interculturalidade, ConectivismoResumo
Este trabalho tem como objetivo compreender os sentidos e significados sobre tecnologias e educação de professores em formação continuada em conexões interculturais no Facebook. É um recorte de uma pesquisa maior que tem como objeto a formação tecnológica continuada de professores Indígenas e não Indígenas em comunidade virtual e intercultural com foco na interconectividade e colaboração, subsidada pelo CNPq e FUNDECT (MS). Atualmente, o grupo de professores participantes desta formação é composto por dezesseis professores e pesquisadores, oito indígenas e oito não indígenas. É uma pesquisa de abordagem qualitativa, com delineamento etnográfico virtual, combinando gerações de registros, capturas de diálogos e interações entre os participantes do grupo em formação continuada na rede social Facebook. As autoras lançam a provocação da (re)descoberta de novas possibilidades e buscam discutir dois aspectos teóricos que subsidiaram tal formação problematizando os diálogos ocorridos na rede social: a interculturalidade e o conectivismo. Como resultados, embora o grupo de professores atribua importância à inserção das tecnologias no contexto educacional, isto vem acompanhado de várias problematizações: a manutençao de sua identidade, valorização das diferenças, respeito e acolhimento dos contextos plurais e complexos, sentido de coletividade, preservação das culturas, vivência do diálogo e aprendizagem continuada. O espaço de formação iniciado parece ter possibilitado uma abertura à socialização das experiências vividas pelo grupo e à exteriorização de vozes silenciadas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.