<strong>FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM CONEXÕES INTERCULTURAIS NO FACEBOOK: PLURALIDADE DE SENTIDOS E SIGNIFICADOS SOBRE TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO</strong>

Autores/as

  • Maria Cristina Lima Paniago Universidade Católica Dom Bosco
  • Rosimeire Martins Régis dos Santos Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Católica Dom Bosco
  • Maysa de Oliveira Brum Bueno Doutora pela Universidade Católica Dom Bosco, Programa de Pós-Graduação em Educação

Palabras clave:

Facebook, Formação Continuada de Professores, Professores indígenas e não indígenas, Interculturalidade, Conectivismo

Resumen

Este trabalho tem como objetivo compreender os sentidos e significados sobre tecnologias e educação de professores em formação continuada em conexões interculturais no Facebook. É um recorte de uma pesquisa maior que tem como objeto a formação tecnológica continuada de professores Indígenas e não Indígenas em comunidade virtual e intercultural com foco na interconectividade e colaboração, subsidada pelo CNPq e FUNDECT (MS). Atualmente, o grupo de professores participantes desta formação é composto por dezesseis professores e pesquisadores, oito indígenas e oito não indígenas. É uma pesquisa de abordagem qualitativa, com delineamento etnográfico virtual, combinando gerações de registros, capturas de diálogos e interações entre os participantes do grupo em formação continuada na rede social Facebook. As autoras lançam a provocação da (re)descoberta de novas possibilidades e buscam discutir dois aspectos teóricos que subsidiaram tal formação problematizando os diálogos ocorridos na rede social: a interculturalidade e o conectivismo. Como resultados, embora o grupo de professores atribua importância à inserção das tecnologias no contexto educacional, isto vem acompanhado de várias  problematizações: a manutençao de sua identidade, valorização das diferenças, respeito e acolhimento dos contextos plurais e complexos, sentido de coletividade, preservação das culturas, vivência do diálogo e aprendizagem continuada. O espaço de formação iniciado parece ter possibilitado uma abertura à socialização das experiências vividas pelo grupo e à exteriorização de vozes silenciadas.

Biografía del autor/a

Maria Cristina Lima Paniago, Universidade Católica Dom Bosco

Professora do Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Católica Dom Bosco; Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologia Educacional e em Educação a Distância (GETED).

Rosimeire Martins Régis dos Santos, Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Católica Dom Bosco

Integrante do Grupo de Pesquisa e Estudos em Tecnologia Educacional e Educação a Distância - GETED (UCDB), cadastrado no CNPq. Integrante da Comissão Verificadora de Ensino Superior do Sistema Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul, quanto ao oferecimento de seus cursos. Experiência na área docente, principalmente nos seguintes temas: Aprendizagem Online, Educação a Distância, Escola e Currículo, Tecnologias Educacionais, Formação de Professores, Fundamentos da Educação, Prática de Ensino, Gestão Escolar, Metodologia para Elaboração de Projetos, Metodologia da Pesquisa em Educação, Prática Pedagógica em Educação Indígena,Trabalho de Orientação de Curso (TCC)

Maysa de Oliveira Brum Bueno, Doutora pela Universidade Católica Dom Bosco, Programa de Pós-Graduação em Educação

Trabalha com EaD desde 2000 e atualmente oferece cursos, palestras e consultorias presenciais e a distância para inserção das tecnologias no ambiente escolar, formação de professores para utilização das tecnologias digitais e das redes sociais na educação. É membro do GETED - Grupo de Estudo e Pesquisa em Tecnologias da Educação e do Grupo de Trabalho em Educação a Distância vinculado ao Forum Permanente de Educação de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Letras, Língua Inglesa, Turismo,Tecnologias Educacionais, Educação a Distância, Redes Sociais, Comunidades Virtuais, Prática de Ensino, Formação de Professores, Cultura Digital e Gestão Escolar.

Publicado

2014-10-08

Número

Sección

Dossiê temático: WEB CURRÍCULO