<strong>ENEM NOS DOCUMENTOS: UMA LEITURA PÓS-FUNDACIONAL DA REESTRUTURAÇÃO DO EXAME EM 2009</strong>
Palavras-chave:
ENEM, ensino médio, currículo, teoria do discursoResumo
O objetivo central do presente trabalho é a análise de documentos oficiais que regulam a definição do Exame Nacional do Ensino Médio. Este trabalho pretende contribuir para o debate político da avaliação institucional, tendo como foco a reforma curricular do Ensino Médio, presente no projeto de reformulação do ENEM em 2009. Com base na teoria do discurso desenvolvida por Laclau e Mouffe (2005, 2009), a análise insere-se no campo do currículo e por meio da exploração de evidências empíricas propõe uma interpretação da luta hegemônica em torno das atribuições desta política de avaliação e seus impactos nos projetos de organização curricular do Ensino Médio.
Downloads
Publicado
2014-12-24
Edição
Seção
Dossiê Temático: DEBATES EM TORNO DA IDEIA DE BASES CURRICULARES NACIONAIS
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.