INSERÇÃO DA CRIANÇA DE SEIS ANOS NO ENSINO FUNDAMENTAL: DO CURRÍCULO PRESCRITO AO CURRÍCULO EM AÇÃO EM UMA ESCOLA DA REDE PRIVADA DE FLORIANÓPOLIS (2006 – 2013)

Autores

  • Caroline Battistello Cavalheiro de Souza Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Gladys Mary Ghizoni Teive Universidade do Estado de Santa Catarina

Palavras-chave:

, Ensino Fundamental de nove anos. Análise curricular. Modelo de J. G. Sacristán.

Resumo

Este artigo apresenta uma análise curricular alicerçada na teorização de Gimeno Sacristán (2000). Objetiva refletir sobre como uma prescrição curricular – a inserção da criança de seis anos no ensino fundamental brasileiro - foi apresentada aos professores,  modelada no Projeto Político Pedagógico e posta em ação pelos mesmos, em uma escola privada do município de Florianópolis, no período de 2006 a 2013. A pesquisa partiu da análise de dois documentos propostos pelo MEC; dos projetos projetos políticos pedagógicos da instituição referentes aos anos de 2001, 2007 e 2013, de entrevistas realizadas e com professoras e coordenadoras, assim como contou com de sete cadernos de alunos do 1° ano com datas de 2008 a 2012. Por meio da análise das fontes foi possível observar dois agentes responsáveis por levar a orientação sobre o currículo prescrito para a instituição pesquisada: a Editora Positivo e o Sindicato das Escolas Particulares de Santa Catarina (SINEPE/SC). O processo para a escola adaptar e adotar as prescrições oficiais contou com três características centrais: busca por consultoria externa, utilização de referências da Educação Infantil e uma relativa presença dos professores no processo de elaboração do documento organizativo – PPP. Por fim, a análise dos cadernos escolares apontou para tarefas  excessivamente focadas  no ensino sistemático e mecânico das unidades da língua escrita, com pouca ênfase em atividades de produção e criação.

Biografia do Autor

Caroline Battistello Cavalheiro de Souza, Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestre em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pesquisadora Educacional da Fundação CERTI.  E-mail: carolinebattistello@gmail.com.

Gladys Mary Ghizoni Teive, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora em  Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR),  mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e   graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).  É professora associada do Departamento de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), na linha de História e Historiografia da Educação.

Downloads

Publicado

2015-09-30

Edição

Seção

Artigos